“Iniciamos as investigações após um flagrante no dia 3 de agosto deste ano, quando um dos integrantes desse grupo, envolvido em roubos a coletivos, foi preso. Um adolescente foi apreendido na ocasião. Os outros quatro indivíduos envolvidos nesse arrastão conseguiram fugir, porém o primeiro a ser identificado pela equipe do 20º DIP foi “Neymarzinho”. Em seguida representamos à Justiça o pedido de prisão preventiva em nome dele e ontem conseguimos lograr êxito na prisão do jovem”, explicou o delegado.
Rodrigo de Sá disse, ainda, que “Neymarzinho” é contumaz na prática desse tipo de crime e que com a prisão dele foi possível identificar outros integrantes desse grupo, que é composto por aproximadamente dez pessoas, dentre jovens de 18 a 20 anos e adolescentes de 15 e 16 anos. O infrator já tinha passagem pela polícia e afirmou ter começado a cometer os delitos quando ainda era adolescente.Verificamos também que no mês de abril deste ano “Neymarzinho” teria sido preso em flagrante após cometer um roubo, na mesma parada de ônibus onde foi preso outras vezes, porém saiu da cadeia recentemente e estava com o benefício de liberdade provisória, voltando a praticar o mesmo crime”, ressaltou o titular do 20º DIP.
Segundo o delegado, o bando, além de subtrair a renda dos coletivos, roubava os objetos pessoais dos usuários do transporte público, principalmente celulares, alimentando o câmbio negro no Centro da cidade. Foi identificado também uma fictícia liderança de pessoas mais velhas, que exercem a função de receptadoras, comprando os objetos roubados.
“Em depoimento o infrator relatou que costumava realizar, aproximadamente, cinco roubos por semana e, algumas vezes, chegava a efetuar dois delitos por dia. De acordo com levantamento feito pela equipe de investigação do 20º DIP, esses dados coincidem com o número de registros formalizados na delegacia. No geral, Edson calcula sessenta coletivos, mas acreditamos ser muito mais”, declarou Rodrigo de Sá.
Conforme o delegado, os infratores agem de forma rápida e planejada. Uma adolescente, que já foi identificada, seria a responsável em fazer o sinal de parada ao condutor do ônibus, para não levantar suspeitas. Em seguida ela ia até o final do veículo e rendia primeiramente o cobrador, enquanto outro infrator rendia o motorista. Nesse momento o restante do grupo entrava e realizada o roubo. Eles utilizavam facas e simulacros de arma de fogo para intimidar as vítimas durante a ação criminosa.
Edson foi indiciado por roubo majorado, pelo uso de arma e concurso de pessoas. Ele irá responder ainda por corrupção de menores e associação criminosa. Ao término dos procedimentos cabíveis na delegacia, o infrator será encaminhado à Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, onde irá permanecer à disposição da Justiça.Fonte: AI-PCAM / Fotos: Erlon Rodrigues
Nenhum comentário:
Postar um comentário