quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Equipe do 6º DIP prende comerciante por receptação de objeto furtado em clínica odontológica na zona Norte

A Polícia Civil do Amazonas, por meio da equipe de investigação do 6° Distrito Integrado de Polícia (DIP), sob o comando do delegado titular da unidade policial, Jeff David Mac Donald, prendeu em flagrante, na tarde de terça-feira, dia 27, por volta das 17h, a comerciante Maria Aparecida Lima de Azevedo, 37, por receptação de objeto furtado no dia 2 deste mês de uma clínica odontológica situada na Avenida Noel Nutels, bairro Cidade Nova, zona Norte.d
Maria Aparecida Lima de Azevedo, 37 (Foto: Divulgaçãoe acordo com a autoridade policial, a prisão ocorreu em frente a um bar de propriedade da infratora, situado na Rua Carauari, bairro Redenção, zona Centro-Oeste. Jeff David Mac Donald afirmou, ainda, que os policiais civis chegaram até Maria Aparecida após o recebimento de denúncias anônimas, informando que ela estaria realizando a receptação de objetos furtados.
“No momento da abordagem a infratora portava um aparelho celular que foi furtado na clínica. Na delegacia constatamos que a infratora já respondia a processo por tráfico de drogas. Descobrimos também que o companheiro dela e outras quatro pessoas estão envolvidas com a venda de entorpecentes. Daremos continuidade às investigações em torno do caso”, explicou a autoridade policial.
Maria Aparecida foi autuada em flagrante por receptação. Ao término dos procedimentos cabíveis na unidade policial ela será encaminhada ao Centro de Detenção Provisória Feminino (CDPF), onde irá permanecer à disposição da Justiça.

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Decreto da presidência regulamenta uso de algemas por policiais militares e civis

Decreto da Presidência da República publicado no Diário Oficial da União de hoje (27) regulamenta o uso de algemas. Segundo as novas regras, o uso é permitido apenas em casos de resistência e de “fundado receio de fuga ou de perigo à integridade física” tanto do algemado como daqueles que o cercam. Nesse caso, é necessário que a excepcionalidade seja justificada por escrito.
Ainda de acordo com o decreto, é vedado o emprego de algemas em mulheres presas em qualquer unidade do sistema penitenciário nacional durante o trabalho de parto ou durante o deslocamento entre as unidades prisional e hospitalar. Também é vedado o uso das algemas durante o período em que a presa se encontra no hospital.
O decreto lembra que o uso de algemas deve observar diretrizes previstas na Constituição relativas à proteção e à dignidade da pessoa humana e sobre a proibição de submissão ao tratamento desumano e degradante.
Informa também que o procedimento deve observar as chamadas Regras de Bangkok – diretrizes previstas pelas Nações Unidas, relativas ao tratamento a ser dado a mulheres presas e a medidas não privativas de liberdade para mulheres infratoras – e o Pacto de San José da Costa Rica, que determina o tratamento humanitário de presos e, em especial, das mulheres em condição de vulnerabilidade.Fonte Agência Brasil

Equipe da Derfv prende grávida envolvida em roubo na zona Norte

A Polícia Civil do Amazonas, por meio da equipe de investigação da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (Derfv), sob o comando do delegado titular da unidade policial, Péricles Nascimento, prendeu em flagrante, na tarde de segunda-feira, dia 26, a taxista Dahyse Raiane Silva Ribeiro, 23, grávida de 26 semanas, envolvida em roubo ocorrido naquele mesmo dia, no bairro Nova Cidade, zona Norte da capital.
Dahyse Raiane Silva Ribeiro, 23 (Foto: Divulgação)
De acordo com a autoridade policial, a equipe da Derfv interceptou a mulher na tarde de ontem, dia 26, por volta das 17h, no momento em que ela caminhava pela Avenida Margarida, bairro Nova Cidade. Segundo Nascimento, Dahyse teria planejado roubo executado por dois homens horas antes, naquela área da capital.
O titular da Derfv explicou que Dahyse seria amiga próxima de uma família dona de uma drogaria, alvo dos infratores. “Na manhã de ontem, por volta das 9h, dois homens, ainda não identificados, invadiram a casa das vítimas. No local, um casal e o filho de seis anos foram rendidos pelos infratores, que estavam em posse de arma de fogo. Eles exigiram dinheiro das vítimas e as ameaçaram de morte”, disse Nascimento.
Conforme o delegado, a dupla deixou o imóvel levando o carro da família, modelo Palio, de cor prata. Os infratores roubaram, ainda, R$ 7,4 mil em espécie, um televisor, um aparelho de Disco Digital de Vídeo, do inglês Digital Video Disc (DVD), um celular e documentos pessoais das vítimas. 
“Recebemos uma denúncia anônima delatando a ação criminosa. Dahyse, por ser próxima da família, tinha acesso às informações sobre a renda financeira das vítimas. Após o crime, ela teria recebido R$ 1,2 mil pelas informações repassadas. A equipe da Derfv irá dar continuidade às investigações em torno do caso para prender os demais envolvidos no delito”, declarou Péricles.
Dahyse foi autuada em flagrante por roubo majorado e associação criminosa. Ao término dos procedimentos legais na especializada a infratora será conduzida ao Centro de Detenção Provisória Feminino (CDPF), onde irá permanecer à disposição da Justiça.Fonte: AI-PCAM / Foto: Divulgação

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Eleitores não podem ser presos a partir desta terça-feira

A partir de hoje (27), eleitores não podem ser presos ou detidos, salvo em flagrante ou para cumprimento de sentença criminal. A regra está prevista no Código Eleitoral, que entrou em vigor em 1965 e serve para garantir a liberdade do voto. No próximo domingo (2), mais de 144 milhões de eleitores vão às urnas para eleger vereadores e prefeitos. A regra vale até 48 horas após o encerramento do pleito.
Na prática, mandados de prisão não devem ser cumpridos pela Polícia Federal, principalmente na Operação Lava Jato, até a semana que vem, para evitar nulidades nos processos criminais. A regra foi inserida na legislação eleitoral em 1932, com o objetivo de anular a influência dos coronéis da época, que tentavam intimidar o eleitorado. Atualmente, juristas questionam a impossibilidade das prisões, mas a questão nunca foi levada ao Supremo Tribunal Federal (STF).
A proibição está no Artigo 236, do Código Eleitoral, e o texto diz: "Nenhuma autoridade poderá, desde 5 (cinco) dias antes e até 48 (quarenta e oito) horas depois do encerramento da eleição, prender ou deter qualquer eleitor, salvo em flagrante delito ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto."Por: Agência Brasil

Ex-presidiário é morto dentro da própria residência no Amparo

A crescente violência que assola Santarém tem deixado preocupada a população. Porém, alarmante é o elevado índice de homicídios, a maioria envolvendo pessoas que já tiveram passagem pela polícia.
Como é o caso do assassinato de Júnior Santo de Siqueira, de 20 anos, que aconteceu na noite de segunda-feira (26), por volta de 23h50, na Rua Vitória Régia, bairro do Amparo.
De acordo com informações da Polícia Militar, após os assassinos invadirem a residência da vítima, o mesmo foi morto com pelo menos quatro tiros na frente da sua companheira, uma adolescente de 14 anos.
Vulgo ‘Juninho’ como a vítima era conhecida, já tinha passagem pela polícia por tráfico de drogas, e também passagem pelo presídio de Cucurunã.
RG 15 / O Impacto com informações da PM

Polícia Civil prende acusados de envolvimento na morte de agente de trânsito em Abaetetuba

A Polícia Civil prendeu, nesta segunda-feira, 26, em Abaetetuba, nordeste paraense, em cumprimento a mandados judiciais de prisão temporária de 30 dias, Edmundo de Sousa Quaresma Filho, Joana Cláudia da Costa Quaresma e Deuson da Silva Souza, acusados da autoria do assassinato do agente de trânsito, Ruy Carlos Sarges Rebelo, do Departamento Municipal de Trânsito do município (Demutran). A vítima, que trabalhava como chefe-de-operações do Demutran, foi morta a tiros, em março deste ano, na rua Estelina Contente, bairro Cristo Redentor. 
As investigações apontaram que Deuson Souza foi o autor da execução, enquanto que Edmundo e Joana foram os mandantes do crime. Conforme o delegado Rodrigo Leão, titular da Superintendência da Polícia Civil em Abaetetuba, a morte do agente de trânsito foi motivada por uma retaliação do casal contra o servidor do Demutran por causa de multas aplicadas pelo agentes contra os acusados.


O crime começou a ser desvendados, dias depois do assassinato, com a prisão de Deuson por tráfico de entorpecentes durante uma operação policial no município. Ao ser apresentado na Delegacia de Abaetetuba, o preso foi reconhecido por testemunhas oculares do homicídio como a pessoa que efetuou os disparos contra a vítima. A partir da prisão de Deuson, explica o delegado, foram realizadas novas investigações para identificar a motivação do delito. "Comprovamos que Edmundo e Joana contrataram Deuson para praticar o crime, em decorrência de diversas discussões envolvendo Edmundo e Joana com o agente de trânsito por cumprir o seu trabalho", explica o policial civil. 
Com base nas provas, a Polícia Civil solicitou à Justiça do município mandados judiciais. Ao todo, ao longo das investigações, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão na residência de Edmundo e Joana; em um estabelecimento comercial na cidade e também em uma cela do presídio de Abaetetuba onde Deuson estava custodiado respondendo por tráfico de drogas. Com Edmundo, no momento em que foi preso, os policiais civis apreenderam uma pistola calibre .380 com dois carregadores e 18 munições de mesmo calibre, todas intactas. Assim, ele foi autuado pelo crime de posse ilegal de arma de fogo de calibre permitido por lei. Os presos já estão recolhidos à disposição da Justiça. A mulher foi transferida ao presídio feminino do Coqueiro, em Ananindeua.
A operação de prisão dos acusados foi realizada por policiais civis do Núcleo de Apoio à Investigação (NAI) de Abaetetuba e contou com apoio das equipes da Superintendência do Baixo Tocantins, do NAI de Castanhal, do Grupo de Pronto-Emprego (GPE) da Polícia Civil; de policiais civis da Delegacia de Barcarena e militares do Grupamento Tático-Operacional (GTO) da Polícia Militar de Abaetetuba FontePC

Bebê de 2 anos é estuprada em creche


Foto: Reprodução\ Internet
A mãe de uma menina de dois anos relatou à polícia, na última sexta-feira (23), sobre um suposto estupro da criança na creche onde ela estudava. O crime teria ocorrido em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá.

De acordo com a mãe, a criança reclamou de dores durante o banho.

Segundo informações do G1, exames médicos posteriores teriam confirmado lesões na genitália da criança.

O caso já foi encaminhado para a Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, de Rondonópolis, e está sob a responsabilidade da delegada Lígia Silveira Aguiar.FONTE: Notícias ao Minuto

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Policiais militares são presos acusados de tortura

Policiais militares são presos acusados de tortura (Foto: Divulgação OAB-PA)
A vitima da agressão, advogado Márcio Rangel (no centro da foto, de óculos e camisa preta), ao lado de membros de comissão da OAB (Foto: Divulgação OAB-PA)
Dois sargentos da Polícia Militar foram detidos em flagrante sob a acusação de agredir e torturar um advogado no município de Primavera, nordeste paraense, na noite do último sábado (24).
De acordo com a seção Pará da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – PA), o advogado Márcio Rangel foi impedido de atender clientes detidos, em razão de ato eleitoral ocorrido ontem, no município, e conduzido até a Delegacia de Primavera, onde foi imobilizado por um dos sargentos e atingido por mais de 30 socos em seu rosto, cabeça e ouvidos, desferidos pelo outro sargento.
Os dois policiais militares foram identificados como Miguel Augusto Gomes Reis e Denio Oliveira dos Santos. O advogado teve ferimentos, com sangramento, no ouvido esquerdo, que comprometeram a audição dele, de acordo com informações da OAB.
Imagem dos ferimentos sofridos pelo advogado. Foto: Divulgado OAB-PA

No momento em que foi levado para a delegacia, Márcio Rangel estava acompanhado de outra advogada, Karoline Rosa. Ela alega que foi expulsa da seccional e ouviu, do lado de fora, as agressões sofridas pelo advogado.
Ela denunciou o que estava ocorrendo e uma comitiva formada por cinco advogados da Comissão de Defesa de Direitos e Prerrogativas da OAB-PA foi até o local. Márcio Rangel foi até Castanhal onde foi submetido a exame de corpo delito.
A OAB-Pará falou do caso em sua página oficial na internet e informou que, após serem detidos, os policiais foram transferidos para o Presídio Anastácio das Neves na tarde deste domingo (25). "A Corregedoria da Policia Militar já representou pela prisão preventiva deles. Enquanto isso, os militares ficam custodiados na unidade prisional e aguardam decisão da Justiça", diz a OAB.
Na Delegacia de Primavera, foi instaurado inquérito policial para apurar possível crime de tortura e abuso de autoridade.
POLÍCIA MILITAR
De acordo com a Polícia Militar do Pará, a Corregedoria da corporação está apurando o caso.
(DOL

PM prende um dos 'monstros da lagoa azul'

OLHO DE BOTO
Um dos crimes mais chocantes da crônica policial do Amapá, ocorrido há mais de uma década, já estava quase esquecido, quando neste sábado, 24, policiais militares prenderam um dos responsáveis pela barbárie. Ivan Correa da Silva, de 31 anos, ficou conhecido como um dos ‘monstros da lagoa azul’.
Em 2004, Ivan Silva e um irmão estavam bebendo em um igarapé no fim do Bairro Brasil Novo, Zona Norte de Macapá, quando viram duas meninas tomando banho no local. Eram duas irmãs, de 11 e 12 anos.
Ivan da Silva, o 'monstro da lagoa azul', já estava esquecido. Fotos: Olho de Boto
Ivan da Silva, o ‘monstro da lagoa azul’, já estava esquecido. Fotos: Olho de Boto
Os corpos das duas meninas foram encontrados no dia seguinte. Elas foram estupradas e torturadas sexualmente com utensílios de madeira, antes de serem afogadas.
Os dois irmãos foram reconhecidos por testemunhas e considerados culpados pelo crime. Eles foram condenados a 63 anos de prisão, mas Ivan Silva conseguiu escapar do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen).
Neste sábado, na Avenida Severino Gomes, no Jardim Felicidade II, uma equipe do Batalhão de Rádio Patrulhamento Motorizado (BRPM) o encontrou caminhando pela rua. Os policiais não sabiam quem era, mas suspeitaram que havia algo estranho. 
Durante a abordagem os policiais consultaram o nome dele no sistema e descobriram de quem se tratava.
O monstro da lagoa azul foi apresentado no Ciosp do Pacoval e já retornou para o Iapen.Fonte Seles Nafes

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Equipe do 20º DIP prende em Manaus foragido da Justiça do Pará procurado por tentativa homicídio cometida em 2014

A Polícia Civil do Amazonas, por meio da equipe de investigação do 20º Distrito Integrado de Polícia (DIP), sob o comando do delegado Rodrigo de Sá, titular da unidade policial, prendeu na tarde de quarta-feira, dia 21, por volta das 17h, o foragido da Justiça do Pará Adeci Aires Valente, 26, em cumprimento a mandado de prisão preventiva por homicídio tentado. O crime ocorreu em fevereiro do ano de 2014, naquele estado.
Adeci Aires Valente, 26, m cumprimento a mandado de prisão preventiva por homicídio tentado. (Foto: Erlon Rodrigues)
Conforme a autoridade policial, a equipe de investigação recebeu denúncia anônima informando que Adeci estaria na Comunidade União da Vitória, bairro Tarumã, zona Oeste de Manaus. Os policiais civis saíram em diligência para verificar a veracidade da informação e efetuaram a prisão do foragido na Rua Cinco do local indicado.
De acordo com o delegado, o mandado de prisão em nome de Adeci foi expedido no mês de agosto de 2014, pelo juiz Alexandre José Chaves Trindade, então responsável pela Comarca de Terra Santa (PA). “Na época do crime Adeci agrediu um homem utilizando uma arma branca. O fato ocorreu em Terra Santa. A vítima foi agredida nas costas pelo infrator”, esclareceu Rodrigo Sá.
Adeci foi indiciado por tentativa homicídio. Ao término dos procedimentos cabíveis no 20º DIP ele será encaminhado à Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, onde irá aguardar decisão da Justiça do Pará.Fonte: AI-PCAM / Foto: Erlon Rodrigues

Policia do AM Prende bando que Transportava Droga Para Oriximina-PÁ

A Polícia Civil do Amazonas, em ação conjunta envolvendo servidores lotados no Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), 31ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Iranduba e  Delegacia Fluvial (Deflu), além de integrantes da Secretaria-Executiva-Adjunta de Inteligência (Seai) da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM), prendeu, em flagrante, na tarde de quarta-feira, dia 21, quatro homens por associação criminosa e posse ilegal de arma de fogo de uso restrito. Com o bando foram apreendidos armas de grosso calibre e dinheiro oriundo do tráfico de drogas no Estado.
Presos por associação criminosa e posse ilegal de arma de fogo de uso restrito (Foto: Erlon Rodrigues)
O peruano Nelson Ozório Curico, 45; Adaldino de Souza dos Santos, 33; Hivan Sousa de Almeida, 24, e Gilberto Santos da Costa, 37, foram apresentados durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta quinta-feira, dia 22, às 10h30, no prédio da Delegacia Geral, zona Centro-Oeste da cidade. De acordo com o diretor do Denarc, delegado Paulo Mavignier, a quadrilha foi interceptada em uma lancha por volta das 14h30, no Rio Solimões, nas proximidades da Ilha do Baixio, em Iranduba.
Conforme Mavignier, as equipes do Denarc estavam investigando os infratores há cerca de três meses e ontem os policiais do departamento receberam uma denúncia anônima informando que os homens estariam fazendo o transporte de drogas pelo Rio Solimões. Diante da delação e com o intuito de interceptar o grupo, a ação conjunta foi montada. Os quatro indivíduos seriam responsáveis por realizar o transporte de substâncias ilícitas do município de Tabatinga, distante 1.108 mil quilômetros em linha reta de Manaus, e também realizar a entrega de drogas pelos rios do Estado.
“Após a abordagem os infratores confessaram que haviam escondido armas de grosso calibre e uma quantidade significativa de dinheiro dentro da mata" (Foto: Erlon Rodrigues)
Durante a coletiva de imprensa Mavignier explicou que no momento da abordagem os policiais não encontraram com o bando o material ilícito, armas e dinheiro. “Após a abordagem os infratores confessaram que haviam escondido armas de grosso calibre e uma quantidade significativa de dinheiro dentro da mata, em uma ilha localizada na Comunidade Boca do Jacaré, nas proximidades de Manacapuru, município distante 68 quilômetros em linha reta de Manaus”, disse.
Nelson Ozório Curico, 45 (Foto: Erlon Rodrigues)
No local indicado pelos infratores foram encontrados, enterrados, cerca de R$ 463 mil em espécie, um fuzil calibre 7.62, um fuzil calibre 556, duas pistolas nove milímetros, uma pistola PT 840, uma pistola PT.40, 99 munições de fuzil intactas, 62 munições intactas de nove milímetros, 117 munições de PT.40 e seis munições de PT 380. Ao longo da ação policial também foi apreendida a lancha utilizada pelo bando, com motor 350 V8, avaliado em cerca de R$ 120 mil. 
Adaldino de Souza dos Santos, 33 (Foto: Erlon Rodrigues)
Em depoimento, o grupo relatou que pegou em Tabatinga aproximadamente 60 quilos de drogas. Os infratores informaram que já haviam feito a entrega dos entorpecentes em uma embarcação com destino ao município de Oriximiná, no estado do Pará. Os homens alegaram, ainda, que eles eram apenas responsáveis pelo transporte e entrega das drogas. Eles ganhavam cerca de R$ 1 mil por quilo de entorpecente entregue.
 Hivan Sousa de Almeida, 24 (Foto: Erlon Rodrigues)
“O trabalho do bando seria buscar as drogas em Tabatinga e entregar a mercadoria ilícita que, possivelmente, acabava sendo distribuída para o restante do País. O dono do dinheiro e de todo o material ilegal já está sendo investigado pela polícia. As investigações estão sendo realizadas em sigilo para que possamos prender todos os membros dessa organização criminosa.  As equipes do Denarc estão trabalhando diuturnamente no combate ao tráfico de drogas no Estado, seja pelos rios ou pelas estradas do Amazonas”, argumentou Mavignier.
 Gilberto Santos da Costa, 37 (Foto: Erlon Rodrigues)
O secretário da SSP-AM, delegado federal Sérgio Fontes, destacou a importância dos trabalhos desempenhados pela Polícia Civil, em conjunto com a Seai, no combate ao tráfico de drogas no Estado. “O crime organizado teve um prejuízo muito grande com as apreensões dessas armas e dinheiro. Em conformidade com a legislação vigente deveremos destinar parte do montante apreendido em investimentos para o Denarc, para que as equipes do departamento possam continuar desempenhando um bom trabalho”, enfatizou.
Adaldino, Gilberto, Hivan e Nelson foram autuados em flagrante por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito e associação criminosa. Após a realização dos procedimentos legais no Denarc, o bando foi encaminhado à carceragem da Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Manacapuru, onde irá permanecer à disposição da Justiça.Fonte: AI-PCAM / Foto: Erlon Rodrigues

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

POLÍCIA CIVIL PRENDE UNIVERSITÁRIO EM FLAGRANTE ACUSADO DE VENDER DROGAS EM FRENTE DE FACULDADE EM ALENQUER

A Polícia Civil divulgou, nesta quarta-feira, 21, as prisões de dois homens envolvidos nos crimes de tráfico de drogas e roubo, em Alenquer, oeste paraense. Um dos presos é o universitário Hebert Alan Barrozo, 29 anos, acusado de vender drogas em frente a uma faculdade no município. Ele foi flagrado no último sábado, quando depois que policiais civis receberam denúncias anônimas sobre a prática criminosa. Barroso é estudante do curso de Pedagogia e foi preso pela equipe policial em sala de aula.
UNIVERSITÁRIO PRESO
ACUSADO DE ASSALTO
Ao ser revistado, o acusado portava 16 petecas de drogas, das quais três de pó de cocaína e 13 de maconha e um telefone celular que usava para se comunicar com os compradores. O preso foi apresentado ao delegado Djalmo Nogueira que o autuou por tráfico de drogas. 
ASSALTO O outro preso, que estava com mandado de prisão preventiva decretado pela Justiça por roubo, é Josenias Duarte dos Santos. Ele é acusado de envolvimento no assalto a um estabelecimento comercial no município. O crime ocorreu há um mês. Na ocasião, explica o delegado Edjalmo Nogueira, Josenias deu ajuda ao autor do assalto na fuga. O outro envolvido no crime está sendo investigado. Josenias vai permanecer preso à disposição da Justiça.Fonte PC

Equipe da Derfd prende quadrilha que pretendia roubar sítio na AM-010

A Polícia Civil do Amazonas, representada pelo delegado Adriano Felix, titular da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (Derfd), falou na manhã desta quarta-feira, dia 21, durante coletiva de imprensa realizada às 9h30, no prédio da especializada, sobre as prisões, em flagrante, de cinco homens por associação criminosa e tentativa de roubo majorado. A quadrilha foi interceptada pela equipe da Derfd no momento em que iria roubar um sítio localizado no quilômetro 36 da rodovia estadual AM-010.
Presos por associação criminosa e tentativa de roubo majorado (Foto: Erlon Rodrigues)
Fabrício Carlos de Souza Cardoso, 18, conhecido como “Gordinho”; Thiago Victor de Figueiredo, 18; Elciney Andrade da Silva, 23; Márcio Freitas de Mesquita, 29, e Cláudio Antônio dos Santos Alves, 34, foram capturados pelas equipes da especializada na noite da última segunda-feira, dia 19, por volta das 18h, nas proximidades do imóvel  onde ocorreria a ação criminosa. 
Fabrício Carlos de Souza Cardoso, 18 (Foto: Erlon Rodrigues)
Thiago Victor de Figueiredo, 18 (Foto: Erlon Rodrigues)
De acordo com o titular da especializada, as equipes da unidade policial receberam, há cerca de duas semanas, uma denúncia anônima afirmando que o bando iria realizar o roubo. Diante das informações, os policiais civis passaram a monitorar o veículo que seria utilizado pelo grupo, um táxi modelo Etios sedã, de placas PHC-7953, para cometer o delito. O carro foi apreendido durante a ação policial.
Delegado Adriano Felix, titular da Derfd (Foto: Erlon Rodrigues)
Conforme Felix, após os policiais se certificarem de que o crime seria cometido pelos infratores na última segunda-feira, dia 19, eles montaram campana, por volta das 10h, nas proximidades do sítio e avistaram o momento em que o grupo chegou ao local, já na tarde daquele mesmo dia, por volta das 14h. “No primeiro momento o bando apenas observou a movimentação no lugar e em seguida foi embora para retornar no início da noite. Quando os indivíduos estavam chegando ao imóvel para colocar em prática o delito, acabaram interceptados pelos policiais civis da Derfd”, ressaltou o delegado.
Além do veículo utilizado na ação criminosa, a equipe da especializada apreendeu com a quadrilha uma pistola PT 940 com numeração raspada, contendo sete munições intactas, e um revólver calibre 38, também com numeração raspada, e seis munições intactas do mesmo calibre.
Elciney Andrade da Silva, 23 (Foto: Erlon Rodrigues)
  Cláudio Antônio dos Santos Alves, 34 (Foto: Erlon Rodrigues)
No momento da coletiva de imprensa, Adriano Felix informou que um sexto indivíduo, que teria trabalhado no sítio como caseiro e que já está sendo investigado pela polícia, passou todas as informações sobre a rotina dos moradores e objetos de valor no local. “É uma quadrilha considerada de alta periculosidade, que já vinha sendo investigada pelas equipes da Derfd. Os infratores confessaram, durante as oitivas, que iriam praticar o roubo. Eles alegaram, inclusive, que as informações privilegiadas sobre o local foram repassadas por esse sexto elemento que trabalhou como caseiro no imóvel”, disse.
Felix destacou, ainda, que Fabrício tem passagem pela polícia por porte ilegal de arma de fogo e roubo. Márcio respondia por tráfico de drogas e estava foragido do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), onde cumpria pena no regime semiaberto. Thiago tem passagem por roubo majorado e Elciney por homicídio, dois roubos e porte ilegal de arma de fogo. Elciney também cumpria pena no regime semiaberto e estava foragido do Compaj.
Márcio Freitas de Mesquita, 29 (Foto: Erlon Rodrigues)
Fabrício, Thiago, Elciney, Márcio e Cláudio foram autuados em flagrante por associação criminosa e roubo majorado tentado. Após a realização dos procedimentos cabíveis no prédio da especializada a quadrilha será conduzida à Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, onde irá permanecer à disposição da JustiçaFonte: AI-PCAM / Foto: Erlon Rodrigues

Grupo é preso suspeito de comercializar drogas nas zonas oeste e norte de Manaus

Quadrilha foi presa na manhã desta quarta-feira (21), em Manaus. Foto: Jucélio Paiva
Manaus - Seis pessoas foram presas, e um adolescente, de 16, apreendido, na manhã de quarta-feira (21), suspeitos de fazerem parte de uma quadrilha especializada em assaltos e comercialização de drogas nas zonas oeste e norte de Manaus. De acordo com o delegado Jone Clei Rodrigues, do 18º Distrito Integrado de Polícia, os criminosos usavam máscaras e lançador de bomba caseira durante os assaltos, para intimidar as vítimas.
Bruno Chunia da Costa, conhecido como “Bruninho” , 19, a consultora imobiliária Layane Pantoja Ferreira, 22, companheira de “Bruninho”, Jefferson Pantoja Ferrera, o “Esquibe”, 18, que é irmão de Layane, Ana Cristina da Silva (mulher de Jefferson), Jucilane Dias Cardoso, 35, Wilson Carvalho Saraiva, 22, foram presos em cuprimento a mandados de busca e apreensão, durante a Operação ‘Sem Fronteiras’.
Os mandados foram expedidos no dia 1º de agosto de 18 de setembro de ste ano, pelos juizes Mauro Antony, do Platão Criminal, e Rosália Guimarães Sarmento, da 2ª Vara Especializada em Crimes de Uso e Tráfico de Entorpecentes (Vecute).
Todos foram localizados no bairro Tarumã, zona oeste e Colônia Terra Nova, zona norte.

Máscaras eram usadas para amendrontar vítimas, diz polícia
Foto: Jucélio Paiva


De acordo com o delegado Raul Neto, do 26º DIP, o grupo foi localizado em posse de 600 trouxinhas de pasta base de cocaína, 400 gramas de maconha, 10 pedras de oxi, um revolver calibre 38, um lançador de bomba casira, quatro máscaras, além de material para embalar o entorpecente.
Segundo o delegado Jone Clei Rodrigues, as máscaras foram localziadas na casa onde o adolescente foi apreendido, no Colônia Terra Nova. “As máscaras eram usadas pelos suspeitos para paraticar os assaltos e amendrontar as vítimas das zonas norte e oeste da cidade”, disse.
Os suspeitos maiores de idade foram autuados por tráfico de drogas e associação ao tráfico. Wilson ainda ainda vai responder corrupção de menor. O adolescente foi encaminhado à Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai).fonte
Jucélio Paiva / portal@d24am.com

Policial civil e PM são baleados em confronto em farmácia no Ceará

Segundo a polícia, o cabo Elânio fazia compras na farmácia  portando uma arma. O inspetor Olívio, da Polícia Civil, abordou o militar acreditando se tratar de um assalto.
Durante a abordagem, o policial militar não percebeu que o homem também era policial e atirou. O inspetor foi atingido, revidou e também baleou o PM.
“Foi uma falta de comunicação entre os dois policiais”, disse o coronel Francisco Souto. Os dois foram encaminhados para o Hospital Instituto Dr. José Frota (IJF), no Centro de Fortaleza.
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que as circunstâncias da troca de tiros entre os policiais estão sendo apuradas. Conforme a pasta, "levantamentos iniciais apontam para uma interpretação errada envolvendo os dois agentes de segurança, que estavam à paisana".
A polícia informou que os agentes passaram por avaliação médica e permanecem no hospital. O estado de saúde dos policiais não foi divulgado.Fonte G1

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Ex-policial federal enfrenta júri nesta quarta-feira

O ex-agente da Polícia Federal, Pedro Alexandre Sousa Gonçalves, réu confesso do homicídio de Reginaldo Correa, está sendo julgado nesta quarta-feira (21), no Fórum Criminal de Belém. Esta é a segunda data marcada para realização do júri. A primeira foi em 29 de outubro de 2015, mas, a pedido do defensor Alex Noronha, o júri foi adiado. A justificativa foi de que o réu passava por stress pós-traumático, comprovado por atestado médico-psiquiátrico.
A sessão é pelo juiz Raimundo Moisés Alves Flexa. Na acusação atua o promotor de justiça Edson Souza e o advogado assistente de acusação Henrique Sauma, habilitado ao processo pela família da vítima. Em defesa do réu atuam os advogados Israel Coêlho Souza e Carlos Alberto Pimentel.
De acordo com Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), o ex-agente declarou que forçou sua mulher, Marlene Matos Gonçalves, a atrair Reginaldo Correa até uma caminhonete descaracterizada da Policia Federal, quando descobriu que ela o traía e efetuou os disparos contra vítima, na frente da mulher. O corpo foi jogado em um matagal no município de Benevides, na Grande Belém.Por: Redação ORM News

Acerto de contas: família brasileira é encontrada esquartejada na Espanha

A casa havia sido alugada a uma família brasileira fazia pouco mais de um mês, segundo informou a TV Espanha. Fontes da investigação citadas pela agência EFE – também de origem espanhola – indicam que os assassinatos podem se tratar de um acerto de contas. O encontro dos quatro corpos ocorreu depois que um morador do condomínio alertou às forças de segurança locais para o mau cheiro nas imediações.
A Guarda Civil isolou o chalé, localizado na rua Los Sauces do condomínio La Arboleda de Pioz. Segundo um porta-voz da Guarda Civil, a identidade dos corpos só será  esclarecida após a necropsia, mas o proprietário do imóvel confirmou que alugou a casa a uma “família de origem brasileira” na segunda quinzena de julho.
O prefeito da cidade, Ricardo García López, por sua vez, confirmou que todas as vítimas pertencem a uma mesma família. Os corpos foram encontrados na sala do imóvel, em 6 sacos plásticos. Pelo estado dos corpos, a suspeita é que os assassinatos tenham ocorrido há cerca de um mês. Segundo os vizinhos, o local onde foram encontrados os corpos contava com vigilância 24 horas por dia em um dos acessos, mas a outra entrada não tinha vigilância.
A polícia não destaca a hipótese de que o crime possa estar relacionado a um “acerto de contas”, embora a motivação ainda seja alvo de investigações. Os vizinhos também descreveram a família de brasileiros como extremamente reservada, confirmando que eles chegaram ao local em meados do mês de julho. Ainda segundo os vizinhos, era raro notar alguma das vítimas na rua. Apenas o pai foi visto algumas vezes no caminho de supermercados da região. Os moradores também disseram que a família não tinha carroFontePor .