segunda-feira, 29 de julho de 2019

Rebelião em presídio de Altamira (PA) deixa ao menos 52 mortos

o menos 52 detentos morreram nesta segunda-feira (29/07/2019) em decorrência de uma rebelião no Centro de Recuperação Regional de Altamira, no sudoeste do estado do Pará. O motim teve início por volta das 7h devido a uma briga entre facções criminosas rivais, o Comando Classe A (CCA) e o Comando Vermelho (CV). Dois agentes penitenciários foram mantidos reféns, mas liberados após negociações.
Dos 52 mortos, 16 foram decapitados de acordo com a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe). O restante, conforme informações preliminares, morreu por asfixia.
O motim começou no Bloco A do presídio de Altamira, onde estão os presosde uma organização criminosa. Um grupo rival invadiu o anexo.

Jovem é preso por passar a mão em mulher e dizer: ‘coloca preço que eu pago’

Um jovem de 21 anos foi preso na madrugada desta segunda-feira (29) depois de passar a mão por debaixo do vestido de uma mulher de 32 anos e falar para ela: “coloca preço que eu pago”.
O caso aconteceu na boate Valley Pub, situada na Avenida Isaac Póvoas, em Cuiabá, por volta das 3 horas.
A Polícia Militar foi acionada pela vítima, que contou que estava em frente ao palco da boate, quando o rapaz se aproximou, a segurou pela cintura e colocou a mão nas partes íntimas dela, por debaixo do vestido.
Conforme o boletim de ocorrência, a mulher chamou a atenção do rapaz que, de forma arrogante, respondeu para ela dar um preço para ele pagar.
A mulher seguiu para a coordenação da boate e informou ao gerente o ocorrido. Um amigo do suspeito se aproximou e pediu que ela o desculpasse. Alegou que ele não sabia o que estava fazendo.
A  Militar foi acionada, deteve o rapaz e o encaminhou, assim como a vítima, para a Central de Flagrantes de Cuiabá.
Na delegacia, o jovem se exaltou e começou a ameaçar a vítima na frente dos policiais. Dizia que ela não sabia com quem estava se metendo.
Questionado, ele se recusou a passar seu nome verdadeiro e falou vários nomes falsos para a polícia. O caso foi registrado como estupro, ameaça e falsa identidade.

Jovem vesga atira em rival, mas mata cliente por engano em bar, diz delegado

Uma briga por causa de ciúme teria acabado com a morte de José Paixão dos Santos, de 59 anos, em um bar no Jardim Europa, em Goiânia.
De acordo com a investigação comandada pelo delegado Dannilo Proto, a mulher teria começado a discutir com uma outra, por ciúme de um ex-namorado.
Então ela e o irmão Maico Douglas, de 26, deixaram o local, mas voltaram um tempo depois armados. E atiraram contra a mulher, mas Leonice teria errado o alvo e atirado contra o cliente que morreu no local.
“Ela tem estrabismo e baixa visão. Então ela tentou matar uma mulher no bar por questões de ciúme, mas acertou um cliente que não tinha qualquer ligação com a história devido a esse problema”, explicou Dannilo Proto.
Na delegacia o irmão disse que foi ele quem disparou, mas a polícia não acredita nesta versão.
“Ela e o irmão foram buscar duas armas e voltaram atirando contra a mulher. Ela não foi ferida, mas pelo problema de visão da Leonice, ela acabou atingindo um homem que estava há uns 20 metros do verdadeiro alvo dela”, explicou o delegado.
“Pela dinâmica, pelas testemunhas que estavam no local e pela posição que nos relataram que a vítima e a suspeita estava, tudo leva a crer que foi ela mesma quem atirou contra a vítima”, concluiu proto.

Detentos fazem rebelião em presídio de Altamira, no Pará; há 52 mortes confirmadas

Detentos do Centro de Recuperação Regional de Altamira, no Pará, fazem uma rebelião na manhã desta segunda-feira (29).
O motivo da rebelião seria uma briga entre facções criminosas. Detentos do bloco A teriam trancado e ateado fogo no anexo onde estão internos de um grupo rival. Segundo a Susipe (Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará), há presos mortos por asfixia. Pelo menos 52 pessoas morreram, segundo informação divulgada pelo superintendente Jarbas Vasconcelos. Do total de vítimas, 16 foram decapitadas.
Neste momento, a Polícia Civil, a Promotoria e o Juizado de Altamira negociam a liberação dos reféns. O Grupo Tático Operacional da Polícia Militar também está no local.

Polícia Civil deflagra segunda fase da “Operação Meiose” e desarticula associação criminosa que praticava crime de estelionato

A Polícia Civil do Pará em ação conjunta com o Ministério Público Estadual, deflagrou no último domingo (28), a segunda fase da “Operação Meiose”, resultando na prisão de Pitágoras Ribeiro, conhecido como “Pity”. O acusado é suspeito de integrar uma associação criminosa que foi alvo de operação policial, na última sexta-feira (26), ocasião na qual foram presos Danner Rhegis , Jordania Soares e Rufino Neto, todos suspeitos por praticarem o crime de estelionato, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica, dentre outros delitos. A prisão do acusado ocorreu enquanto ele trafegava em via pública, na cidade de Redenção no Pará.
Após analisar as provas e elementos já produzidos no inquérito policial, e representação em conjunto da Polícia Civil e do Ministério Público, o juízo criminal da Comarca de Redenção, decretou a Prisão Preventiva de Pitágoras Ribeiro. A Operação esteve sob presidência do delegado Lucio Flavio Andrade do Núcleo de Inteligência Policial (NIP), com apoio do Superintende Regional, Luiz Antônio Ferreira, e do Ministério Público Estadual, na pessoa do Promotor de Justiça André Cavalcanti.
Segundo o delegado Lucio Flavio Andrade do Núcleo de Inteligência Policial (NIP), as investigações apontaram que Danner Rhegis, usando nomes falsos, comprou 4 máquinas agrícolas, do tipo retro escavadeira hidráulica, cada uma, custando um valor de cerca de 500 mil reais.Tudo mediante financiamento bancário, usando, para comprovar a renda, declarações de imposto de renda falsas, explica. 
Segundo investigações, apontam ainda que Regis, teria revendido 3 dessas máquinas agrícolas, pelo valor de cerca de 250 mil reais, cada uma, para o acusado Pitágoras. Essas negociações teriam ocorrido, de modo reiterado, nos últimos meses, entre Regis e Pitágoras. Além do maquinário, Pitágoras teria comprado de Regis, uma caminhonete Toyota Hilux, ano 2019, pelo valor de aproximadamente 80 mil reais, finaliza o delegado. 
Destaca-se que na primeira fase da Operação Meiose” a caminhonete Toyota Hilux, foi um dos veículos apreendidos na última sexta-feira (26), por ter sido comprada fraudulentamente, mediante financiamento em um dos nomes falsos de Regis. fonte pcpa

sexta-feira, 26 de julho de 2019

Polícia Civil deflagra operação “Pó Valioso” e desarticula quadrilha especializada em roubo de minério

A Polícia Civil do Pará deflagrou, na manhã desta sexta-feira (26), a Operação “Pó Valioso”, resultando nas prisões de: Douglas dos Santos Borges, Marcione de Sousa Santos, José Ribamar Gomes Rocha, Michelangelo José de Albuquerque e André Luís Toneta Catuxo. A operação desarticulou uma quadrilha especializada em roubo de minério. A prisão dos acusados ocorreu no minicipio de Parauapebas no Pará. A ação criminosa vinha sendo praticada pela quadrilha desde janeiro de 2019.
A operação foi realizada pela 20ª Seccional de Polícia Civil de Parauapebas, sob comando do delegado Gabriel Henrique Costa, titular da Seccional de Parauapebas. 
Estão foragidos os Nacionais Elenildo Rocha Silva, Vanderson Da Silva Lima, e José Ricardo Marques Matias, o “Portuga”. “Portuga” é apontado pelas investigações como sendo o chefe da organização criminosa, uma vez que o mesmo contratava os demais membros da quadrilha e realizava o pagamento pelo serviço realizado. 
Segundo a equipe policial, a ação criminosa contava com a participação de funcionários da Vale, dono de chácara, donos e operadores de máquinas, e motoristas de caminhão que faziam o transporte do minério. Conta a equipe que a quadrilha subtraia carga de minério de cobre e ouro, cada carga era avaliada em 600 mil reais, gerando um prejuízo de mais de 7 milhões de reais a Mineradora Vale, explica.

Polícia Civil captura no nordeste do Pará foragido do Estado do Amapá

Informações recebidas por policiais civis de Vigia de Nazaré, nordeste paraense, levaram os agentes policiais a prender, na sede do município, Aldemir do Rosário Melo dos Remédios, foragido de comarca de Oiapoque, no Estado do Amapá. Contra ele, havia mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça amapaense pelo crime de estupro de vulnerável.
Segundo o delegado Paulo Henrique Junior, titular da Superintendência da Polícia Civil da regional Guamá, nordeste paraense, a prisão de Aldemir foi realizada por volta de 16 horas desta quarta-feira (24), após os policiais civis receberem informações o foragido estaria em frente à uma empresa no município paraense. De imediato, os policiais civis realizaram diligência até o local, onde ele foi encontrado e preso. Em seguida, ele foi conduzido até a Unidade Policial, onde vai ficar recolhido à disposição da Justiça do Amapá.
FORAGIDO DE SÃO PAULO Policiais civis prenderam, nesta quarta-feira (24), em Parauapebas, sudeste paraense, Thiago Sacchi, foragido do Estado de São Paulo, onde responde processo criminal por lesão corporal seguida de morte. O crime foi cometido em 2005. A ordem de prisão foi expedida pela 5ª Vara Criminal do Foro de Campinas, interior do Estado paulista. 
A prisão foi realizada pela equipe policial da Seccional Urbana de Parauapebas em cumprimento a mandado judicial de prisão. Thiago foi preso na sede da empresa do acusado, em um ponto de lanches. Após o cumprimento do mandado de prisão, ele foi conduzido para a Unidade Policial, onde permanece recolhido à disposição da Justiça. 
 

quinta-feira, 25 de julho de 2019

avião que transportava corpo de vítima de acidente aéreo que vinha para o para cai no Amazonas

Amazonas – Duas pessoas ficaram feridas após um avião de pequeno porte cair em uma área de mata no município de Autazes, a 112 quilômetros de Manaus. O acidente foi confirmado pela Força Aérea Brasileira (FAB). Além do piloto, havia uma passageira e um cadáver – também vítima de acidente aéreo, que seria transportado para o Pará. Mais informações em breve. fonte rcm-7

Homem é preso suspeito de fingir ser ex-padre para aplicar golpes em Manaus

Jorge Atila Toscano da Silva, 42, foi preso na manhã de quarta-feira (24), suspeito de fingir ser chef de cozinha e ex-padre para aplicar golpes em Manaus. A prisão do suspeito ocorreu na rua 19 de Novembro, comunidade Parque São Pedro, bairro Tarumã, zona Oeste.
De acordo com o delegado Aldeney Goes, do 19ª Distrito Integrado de Polícia (DIP), Jorge já teria praticado diversos estelionatos no interior do Amazonas e no estado de Roraima, fato que lhe rendeu ações penais e um mandado de prisão preventiva pelo delito expedito pela Comarca de Tapauá.
Goes informou que Jorge fingia ser chef de cozinha com grande experiência na área e também ex-padre, para ganhar a confiança das vitimas, geralmente mulheres, para, depois, oferecer produtos eletrônicos, utilizando o argumento de que elas teriam facilidade para adquirir os objetos, pagando preço abaixo do valor praticado no mercado. Após receber parte do dinheiro, como entrada, o suspeito desaprecia.
Segundo o delegado, Jorge Átila fez pelo menos, 13 vítimas na capita, de acordo com consulta ao Sistema Integrado de Segurança Pública do Amazonas (Sisp-Am). Após tomar conhecimento da autuação de Jorge na capital, as equipes dos 19ª e 20ª DIP representaram à Justiça o pedido de prisão preventiva em nome dele, que foi expedido no dia 2 de julho deste ano, pela juíza Careen Aguiar Fernandes, da 7ª Vara Criminal.
Jorge Átila foi indiciado por estelionato. Ao término dos procedimentos cabíveis no prédio do 19ª DIP, o suspeito será encaminhado ao Centro de Detenção Provisório Masculino (CDPM), onde irá ficar à disposição da Justiça

Polícia Civil cumpre mandado de prisão temporária de pai que abusava sexualmente da própria filha

A Polícia Civil do Pará cumpriu, na última quarta-feira (24), ao mandado de prisão temporária em nome de Manoel abdias Santos Eliziário. O acusado foi preso por praticar o crime de estupro de vulnerável contra sua própria filha, uma menor de 14 anos. Apos denúncia a equipe de policiais civis da delegacia de Òbidos, dirigiram-se até a comunidade Curumu, distante 40 km da zona urbana de Óbidos, onde efetuaram a prisão do acusado. 
As investigações apontaram que a menor sofria abusos de seu pai, há mais de 2 anos. Com o acusado foi apreendida uma espingarda. Segundo a adolescente seu pai utilizava a arma para ameaçá-la, na tentativa de impedir que ela denunciasse os abusos. Manoel já encontra-se na Delegacia de Óbidos a disposição da justiça. 
A ação foi realizada pelos policiais civis da Delegacia de Óbidos, sob comando do delegado Thomas, os investigadores Iran Cordeiro e Paulo.fontepcpa

Depressão faz mais uma vítima: jovem de 18 anos se joga da Ponte Rio Negro

Manaus – Na madrugada desta quinta-feira (25), uma estudante da rede pública do Estado chamada Joanny Martins de 18 anos, se jogou da Ponte Rio Negro por volta dás 4h30 . Segundo informações de uma amiga da mãe da jovem, procurada pela equipe de reportagem, disse que  “Jô” como era chamada carinhosamente, morava no bairro Lírio do Vale, Zona Oeste, com a família, e que possivelmente estaria enfrentando problemas em casa e também na escola. De acordo com informações de testemunhas, Joanny  chegou sozinha na ponte e sem postergar, pulou. Um casal que mora no bairro Compensa 3, Zona Oeste,  mas que não quis ter seus nomes relevados, percebeu um vulto e constatou que era uma pessoa pulando na ponte.


Amigas de Joanny Martins, fizeram os seguintes post’s na rede social e que podem ajudar nas investigações e servir de alerta aos pais:

sexta-feira, 19 de julho de 2019

Paraense que cometeu crimes contra autoridades morre em troca de tiros no Amazonas

Josenildo Azevedo da Costa morreu em uma troca de tiros nesta sexta-feira (19) na cidade de Manaus, no Amazonas. O paraense, conhecido como “Neco”, estava foragido e respondia processos criminais por envolvimento no tráfico de drogas, associação criminosa e homicídios.
A prisão foi resultado de uma operação conjunta deflagrada por policiais civis do Pará e do Amazonas, que se iniciou ontem e se estendeu pela madrugada de hoje.
Ele estava preso em Abaetetuba, nordeste paraense, mas fugiu em 2017 durante uma fuga em massa e deixou o Estado, passando a viver em Manaus, onde planejava diversos atentados contra autoridades policiais e judiciárias do Pará e contra agentes de segurança.
“Neco” estava em casa, localizada no bairro Tancredo Neves, zona leste da capital amazonense. Ele tentou fugir, efetuando disparos, foi baleado na troca de tiros, chegou a ser socorrido, mas não resistiu.
Josenildo vivia em um imóvel, que por fora, era uma casa comum, mas por dentro, era de alto padrão e possuía, inclusive, compartimentos secretos.
(Com informações da Agência Pará)

Polícia Civil prende policial militar denunciado por estuprar adolescente em Manacapuru 18/07/2019

A Polícia Civil do Amazonas, por meio da equipe de investigação da Delegacia Especializada de Polícia (DEP) de Manacapuru, sob o comando da delegada Roberta Merly, titular da unidade policial, cumpriu na tarde de terça-feira (16/7), por volta das 17h30, mandado de prisão preventiva em nome de um policial militar de 43 anos, acusado de estuprar uma adolescente de 14 anos, naquele município, distante 68 quilômetros em linha reta da capital.
De acordo com a autoridade policial, o crime ocorreu na última sexta-feira (12/7), por volta das 22h, quando a adolescente foi até o 9º Batalhão da Polícia Militar, em Manacapuru, buscar ajuda, após brigar com a mãe dela e ser expulsa da casa onde morava. Conforme a delegada, na ocasião, a vítima foi atendida pelo policial militar, que após fazer algumas perguntas à adolescente, passou a pegar nas parte intimas dela.
“O policial obrigou a vítima ir até o banheiro com ele, onde o ato sexual foi consumado. Depois disso, levou a adolescente até o carro dele, onde abusou novamente dela. Após toda a ação criminosa, o infrator deixou a vítima na casa dela. No dia seguinte, o representante do Conselho Tutelar daquela cidade foi acionado pelos familiares da garota.  Na presença dos servidores, a adolescente relatou o que havia acontecido”, explicou Roberta Merly. 
Reincidente - Após tomar conhecimento da ocorrência, a titular da DEP em Manacapuru representou à Justiça o pedido de prisão em nome do infrator. A ordem judicial foi expedida no dia 16 de julho deste ano, pela juíza Scarlet Braga Barbosa Viana, da Comarca de Manacapuru. A delegada enfatizou que o indivíduo já tinha passagem pela polícia por estupro.
Procedimentos - O indivíduo foi indiciado por estupro. Ao término dos procedimentos cabíveis no prédio da DEP Manacapuru, ele foi encaminhado ao Comando Geral da Polícia Militar do Amazonas, em Manaus, onde serão adotadas as medidas cabíveis em relação à conduta do policial.fonte pcam

Empresário é preso em Manaus suspeito de aplicar golpe milionário

Policiais civis lotados na Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (Derfd), sob o comando do delegado Demetrius Queiroz, adjunto da unidade policial, deflagraram na manhã desta quinta-feira (18/7), por volta das 6h, a operação “Conde Otávio”, que culminou no cumprimento de mandado de prisão preventiva, por estelionato, em nome do empresário Otávio Almeida Costa, 43. O balanço da ação foi divulgado durante coletiva de imprensa realizada às 11h30, no prédio da especializada, na zona centro-oeste da cidade.
Na ocasião, a autoridade policial explicou que o empresário foi preso na casa onde estava morando, em um condomínio de alto padrão, situado no bairro Tarumã, zona oeste da capital. O mandado de prisão em nome de Otávio foi expedido no dia 17 de julho deste ano, pelo juiz Henrique Veiga Lima, da 9ª Vara Criminal.
Investigação - Conforme Queiroz, o empresário estava sendo investigado pelas equipes da especializada por aplicar golpes na cidade, apresentando às vítimas vários documentos de licitações, alegando que precisaria de dinheiro dessas pessoas para entregar serviços de obras para, então, receber valores milionários, em que as vítimas teriam participação.

Preso: Otavio Costa, (FOTOS: Alailson Santos/ PC-AM)
Uma das vítimas, um empresário de 57 anos, relatou ter tido prejuízo em torno de R$ 1,5 milhão em empréstimos feitos pelo infrator. Entretanto, nunca houve contrato ou qualquer tipo de serviço prestado, segundo a vítima. Otávio fornecia cheques em nome dele como garantia, mas na hora da consulta, as pessoas constatavam que não tinha fundo.

Documentos Apreendidos, (FOTOS: Alailson Santos/ PC-AM)
“Otávio possui carros importados e morava em um condomínio de alto padrão. Ele era um empresário muito bem-relacionado e vivia uma vida de luxo. Dessa maneira, conseguia convencer facilmente as vítimas. As empresas dele obtiveram vários contratos licitatórios, federais e estaduais. Portanto, essa documentação era apresentada em reuniões, induzindo as vítimas ao convencimento”, explicou o delegado. 

Contratos Apreendidos, (FOTOS: Alailson Santos/ PC-AM)
Segundo o adjunto da Derfd, Otávio responde judicialmente por estelionato e falsificação de documento público. Em nome dele os policiais civis identificaram quatro Boletins de Ocorrência (BOs) por crime de estelionato. Durante os trabalhos, a equipe da Derfd apreendeu na residência do empresário vários contratos com valores milionários.
O empresário foi indiciado por estelionato. Ao término dos procedimentos cabíveis na Derfd, será conduzido ao Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM), onde irá ficar à disposição da Justiça.fonte pcam

segunda-feira, 15 de julho de 2019

Polícia Civil prende acusado por conduzir 21 quilos de drogas do tipo Skank no ônibus

A Polícia Civil em ação conjunto com a Polícia Militar, prenderam no último sábado (13), Benedito Mathias de Oliveira, 46 anos, pelo crime de tráfico de drogas. Após denúncia de que um passageiro que encontrava-se no ônibus, era suspeito de conduzir certa quantidade de entorpecentes. Os policiais militares partiram em diligências e interceptaram o veículo nas proximidades da vicinal do São Paulo, zona rural no município de Placas. 
Segundo os policiais, ao abordarem o passageiro suspeito, encontraram em uma mala, conduzida por ele, 21 quilos e 600 gramas de entorpecente do tipo maconha Skank (droga produzida em laboratório feita através de vários cruzamentos de tipos de maconha). O ônibus tinha como destino Belém.

Sobe para dez o número de assaltantes presos pelo roubo ao banco no Pará

Subiu para dez o número de assaltantes presos pelo roubo ao Banco do Estado do Pará no município de Viseu, na região nordeste do Pará, ocorrido no dia 06 de novembro do ano passado. Desde o assalto, a Polícia Civil vem desbaratando toda organização criminosa com prisões do bando através da Delegacia de Repressão a Roubos a Banco e Antissequestro.
O 10º alvo estava foragido no município de Indaial (SC). Policiais civis do Pará prenderam Benedito Filho Pereira Gomes em cumprimento a mandado expedido pela justiça do Estado como envolvido no assalto estilo “vapor” contra o Banpará.
As investigações possibilitaram a localização atual do criminoso que segundo a polícia logo depois da ação se evadiu para o Estado de Santa Catarina e através de cooperação com policiais civis do DEIC/SC foi possível localizar Benedito Filho Pereira Gomes e assim cumprir o mandado de prisão.
Ficou definido no curso das investigações que o acusado participou do planejamento e da execução direta do crime, vindo inclusive durante a ação a balear o vigilante da agência na perna.
Com a prisão de Benedito Filho Pereira Gomes já são 10 os presos pelo envolvimento no crime cometido em Viseu, estando a quadrilha responsável completamente desarticulada segundo a Delegacia de Repressão a Roubos a Banco e Antissequestro.
O ASSALTO
O Banpará de Viseu foi atacado no dia 06 de novembro por uma quadrilha que invadiu a cidade em plena manhã, fazendo dezenas de pessoas como escudo humano, roubaram a agência e em seguida com reféns fugiram deixando a cidade em pânico.
Dez dias depois uma ação policial prendeu três homens e duas mulheres em uma residência no bairro do Riozinho em Bragança sendo encontrados com o bando armas tipo pistola, carregadores, munições, celulares, além de cerca de R$ 217 mil. Em janeiro deste ano, em nova ação da Delegacia de Repressão a Roubos a Banco e Antissequestro, dois homens foram presos acusados de participarem do mesmo bando.

sexta-feira, 12 de julho de 2019

Avô abusava de netos de 4 anos e os ameaçava para não ser denunciado

Um homem de 75 anos foi preso na manhã desta sexta-feira (12/07/2019) suspeito de abuso sexual. As vítimas são os próprios netos, que sofreram por pelo menos sete anos.
Os abusos começaram quando as crianças tinham 4 anos de idade, de acordo com a Polícia Civil de Minas Gerais. Atualmente, a vítima que aparece no procedimento instaurado na Delegacia de Proteção a Criança e Adolescente (DPCA) tem 11.
As crianças relataram que os crimes eram praticados na casa do suspeito e que a avó presenciou os atos em algumas oportunidades. Elas contaram ainda que, quando eram muito novas, não entendiam o que estava acontecendo e acreditavam que os abusos eram uma forma de carinho.
Assim que cresceram e começaram a se sentir desconfortáveis com a situação, as vítimas relatam que o avô as ameaçava falando que, caso contassem o que acontecia para alguém, a mãe morreria por uma doença terminal, o pai se suicidaria e ele as colocaria separadas em orfanatos.

Comerciante leva três tiros durante assalto

O proprietário de um mercadinho morreu após ser baleado por assaltantes esta quinta-feira (11). O crime aconteceu na avenida Fernando Guilhon, em Santarém, oeste paraense. O proprietário Julio Melli acabou sendo alvejado com três tiros.
Segundo informações, Douglas da Conceição, vulgo “Peteleco”, e outro individuo identificado apenas pelo nome Paulo, usaram uma arma calibre 38 e renderam o proprietário, levando os valores que haviam em caixa.
Antes de saírem tiveram um atrito com a vítima, onde o alvejaram.  Julio ainda foi socorrido mas logo após chegar ao hospital faleceu.
A PM foi acionada e começou buscas na grande área do Santarenzinho. Ao perseguirem a dupla, os PMs perceberam que um deles havia disparado a arma por acidente na própria perna. Os agentes fecharam o cerco nas saídas da grande área, e logo depois ambos foram presos.

Ossada encontrada em Itaituba é de jovem desaparecida há dois meses

A pós dois meses de buscas incessantes, no município de Itaituba, sudoeste paraense, a família da jovem Winglya Lopes confirmou que uma ossada encontrada é mesmo da jovem que desapareceu no dia 9 de maio. Ela completaria 26 anos nesta quinta-feira (11), e o marido dela é o principal suspeito do crime. 
A ossada foi encontrada no dia 13 de junho na Vila Raiol, que fica a cerca de 85 quilômetros de Itaituba, por um caseiro. O cadáver estava em avançado estado de putrefação. 
De acordo com o portal Giro, o delegado superintendente Vicente Gomes assegurou que só aguardava a confirmação técnica de identificação, uma vez que a probabilidade de que a ossada poderia ser de Winglya era alta, por causa de elementos contundentes, como por exemplo, roupa, cor de cabelo, arcada dentária e até a identificação por parte da família.
“Nós precisávamos dessa prova técnica, prova pericial e científica, e, na manhã de hoje, nós recebemos esse laudo que vamos juntar ao procedimento. Mas só comprova aquilo que praticamente tínhamos certeza: que a ossada pertencia à vítima Winglya” afirmou o delegado.
Após receber a confirmação da identidade, o pai de Winglya, Adamor Lopes, demonstrou grande tristeza, principalmente por lembrar que a jovem completaria 26 anos nesta quinta-feira. 
“É muita tristeza, muita angústia. A gente não esperava por isso. Ontem foi meu aniversário. Hoje é o dela. Nunca a gente pensou que nesse momento, nessa data, nós pudéssemos viver esse momento de tristeza, angústia e aflição, por tudo isso que aconteceu. Infelizmente é uma data que não vamos comemorar. Como um pai, é uma tristeza”, declarou Adamor.
Desaparecimento
Winglya Aboim Lopes desapareceu misteriosamente no dia 9 maio. Desde então, familiares e amigos incansavelmente faziam buscas nas redondezas com intuito de localizá-la ainda com vida. Atos públicos, em frente à seccional de Polícia Civil e da Câmara Municipal de Itaituba, foram promovidos para cobrar respostas sobre o caso.
SUSPEITO É CONSIDERADO FORAGIDO
O principal suspeito do crime é o ex-marido de Winglya, Arlyson Souza. Ele já tem um mandado de prisão temporária e é considerado foragido da justiça. Até o momento, Arlyson não se apresentou à Polícia Civil para prestar depoimentos sobre o caso.
(Com informações do portal Giro)

Em cinco meses, mais de uma tonelada de drogas foi apreendida no interior do AM

Nos cinco primeiros meses de 2019, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) apreendeu 1,1 tonelada de entorpecentes em municípios do interior do Amazonas. Entre operações por todo o estado, foram presas, entre janeiro e maio, mais de 3 mil pessoas foram presas, e 581 adolescentes apreendidos. Os números refletem as ações do Comando de Policiamento do Interior (CPI).
O município de Coari, que lidera o ranking no número de armas de fogo apreendidas no interior, também teve o maior número de apreensão de drogas: 481 quilos de entorpecentes apreendidas.
Em segundo vem Iranduba, com 203 quilos de apreensões. O município de Tefé, que ocupa a terceira posição no ranking de armas apreendidas, também ocupa o terceiro lugar na tabela de entorpecentes, com 161 quilos.
Humaitá, Tabatinga, Boca do Acre e Parintins acumularam 126 quilos de drogas no total.
Além das drogas e prisões, outros números relevantes que entram no balanço deste primeiro semestre são referentes às apreensões de armas de fogo e veículos roubados ou furtados.
82 veículos roubados ou furtados recuperados
293 armas de fogo
1.418 munições retiradas de circulação
Armas
Das 293 armas de fogo apreendidas, 79 foram apreendidas no município de Coari (a 363 quilômetros da capital amazonense), 25 armas em Boca do Acre (distante 950 quilômetros de Manaus) e 18 apreensões de arma de fogo foram registradas no município de Tefé (distante 575 quilômetros da capital), colocando o município em terceira colocação no ranking.Fonte Fernando Sousa

Presa em SP, esposa de narcotraficante João Branco é transferida para Manaus

A cabeleireira Sheila Maria Faustino Peres, esposa do narcotraficante João Pinto Carioca, o “João Branco”, deverá chegar a Manaus amanhã (13), conforme informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Ela foi presa pela Polícia Federal por volta das 14h de quinta-feira no do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, com destino à cidade de Barcelona, na Espanha.
Sheila estava com um mandado de prisão temporária em aberto quando tentou embarcar para o exterior, mas acabou sendo identificada pela Polícia Federal e presa. Conforme o delegado de Polícia Federal Frederico Ferreira que Sheila estava acompanhada por familiares, que também iriam viajar com ela para Barcelona. O diretor do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), delegado Sinval Barroso, disse que foi ele quem representou pela prisão preventiva da cabeleireira na Justiça e que a prisão foi decretada por um juiz plantonista.

Temporária
 A prisão temporária de Sheila inicialmente é de 30 dias, mas poderá ser dobrada por mais 30. Conforme Sinval, a mulher está sendo indiciada pelos crimes de associação criminosa e para o tráfico de drogas.“Conforme as investigações, ela levava e trazia informações para dentro dos presídios e nós estamos trabalhando em cima desses dados”, disse o delegado. 
Sheila é apontada como pivô do conflito que ocorreu entre os fundadores da FDN, batizada de “FDN Pura” ou “Potência Máxima”. O caso foi revelado em relatório do Departamento de Inteligência Penitenciária (Dipen), ligado à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária(Seap). 
Conforme reportagem publicada em maio deste ano, a esposa de João Branco era a responsável por levar as ordens do marido para seus aliados, inclusive de uma chacina de presos que não eram ligados a sua dissidência. Mas Zé Roberto,outro fundador da FDN,descobriu o plano e determinou aos seus comandados a morte dos rivais: 55 foram mortos nos presídios. Fonte a critica

Polícia Civil deflagra “Operação Paz no Campo” e desarticula quadrilha que assaltava propriedade rural no município de Santarém

A Polícia Civil do Pará deflagrou, na última quinta-feira (11), a primeira fase da “Operação Paz no Campo”, resultando nas prisões dos elementos conhecidos por, Jhon Way Coelho Soares Demais, Geanderson, Madreson e Ilário, pai de Geanderson. As prisões dos acusados ocorreram em uma comunidade conhecida como “Corta-Corda” localizada no munícipio de Santarém. Durante diligencias e captura dos acusados, foram encontrados com eles armas e munições de diversos calibres. 
Na carroceria do veículo que estava sendo conduzida por Jhon, foram encontrados uma grande quantidade de objetos apreendidos que eram usados nas ações criminosas praticadas pelos acusados.Durante depoimento, Jhon confessou ainda ter colocado 03 armadilhas caseiras para caça de “Budogues” nas proximidades de matas. Conta a equipe que após o registro do Boletim de Ocorrência, realizado pela vítima, Claudemiro Eduardo da Silva, dono de uma propriedade rural. O qual relatou que no dia (01) de junho de 2019, aproximadamente 6 homens, munidos de arma de fogo adentraram sua propriedade rural, tomando o galpão situado no lote, localizada na cabeceira da nascente do rio Corta-Corda, na PA 370, Km 93, na Comunidade União do Corta-Corda. Segundo o proprietário, os suspeitos eram John, e seu irmão Josafá. Além de Geanderson, filho de um cidadão conhecido como “Gordo”, e outros três elementos conhecido como "Santo", "Fred" e "Cearazinho". Diante de tal denúncia as equipes passaram a diligenciar a comunidade Corta-Corda no munícipio de Santarém, a fim de verificar as denúncias dos possíveis focos de conflitos agrários na Região. 
Explica a equipe, que no dia 11 de julho de 2019, a equipe da Delegacia de Conflitos Agrários de Santarém (DECA), em conjunto com a equipe da Superintendência do Baixo Médio Amazonas (BMA) e com o apoio do Ibama de Santarém, deslocou-se, por volta das 4 horas da manhã, da sua sede para a comunidade Corta-Corda no intuito de localizar, e intimar Jhon Way Coelho Soares Demais. Conta a equipe, que chegando na região, por volta de 7 horas, na suposta área agrícola foi encontrado e efetuado a prisão do acusado Madreson, que estava localizado na PA 370, km 93, na comunidade união do corta-corda, em uma casa na cabeceira da nascente do rio corta-corda. 
O acusado estava de posse de uma arma de fogo, sem autorização legal, sendo uma espingarda de cabo de madeira de cor clara, sem marca visível e aparentemente sem numeração, de provável calibre .28, juntamente com (07) sete munições de calibre 28 aparentemente intactas. Continuando em diligência, em incursão a procura de John, a equipe obteve sucesso na ação, realizando a captura do acusado, que foi localizado, na PA 370, KM 110, que estava conduzindoApós revista, na carroceria do automóvel, foram encontradas, 3 caixas intactas, contendo em cada caixa, 50 unidades de munições. 22; 69 munições de calibre .28; 12 caixas lacradas de chumbo calibre .22, um saco contendo bolinhas de chumbo, 161 espoletas para cartuchos plásticos de vários calibres; 05 munições de calibre .20; 05 munições de calibre .12; 04 munições de calibre .16.
Durante depoimento, Jhon confessou ainda ter colocado 03 armadilhas caseiras para caça de “Budogues” nas proximidades de matas. O acusado levou as equipes policiais até local onde estavam as armadilhas, as quais foram apreendidas. Retornando na estrada John confirma a equipe o endereço da casa do senhor Eliário, conhecido como “Gordo”, pai do outro acusado de nome Geandreson. Local onde poderia supostamente ser encontrado seu filho. 
Chegando ao local, a equipe localizou Eliário e seu filho Geandreson. Com eles foram encontrando, 1 espingarda de cabo de madeira de cor escura, aparentemente e sem numeração visível, de provável calibre .20, o objeto foi apresentada ao pai do acusado Eliário, respondeu aos policiais, afirmando pertencer a ele a espingarda. Eliário foi preso em flagrante. Todos os presos foram conduzidos à Delegacia de Polícia para os procedimentos penais cabíveis.fonte pcpa

Centro de Perícias Científicas Renato Chaves realiza perícia em veículos apreendidos em Rurópolis

O Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, de Santarém, realizaou no dia 10 de setembro de 2018, várias perícias em veículos automotores no município de Rurópolis. Na ocasião, foram solicitados, pela autoridade policial, uma série de procedimentos para o mês de maio e junho, referente a exames periciais técnicos de danos e levantamento de locais. 
O delegado Ariosnaldo da Silva Vital Filho explica que, durante a ação, foi solicitado levantamento de local e perícia de constatação de danos, em um auto posto de combustível local, localizado no entroncamento da transamazônica, que em razão de uma manobra mal sucedida pelo condutor de um caminhão acabou atingindo o telhado da garagem e derrubando toda uma estrutura, o que causou prejuízos materiais em um compressor e em um motor do Posto. Fato ocorrido por volta das 10h30 da manhã do dia 09 de julho de 2019. 
Segundo o delegado, foram realizadas perícias em veículos automotores e motocicletas apreendidas durante as operações policiais integradas entre a Policia Civil e a Policia Militar, pericias ocorridas nos últimos meses. 
Na ocasião foram identificados alguns veículos com registros de roubos/furtos apresentando sinais de adulteração em chassi e motor. Os trabalhos de perícias técnicas contaram com atuação dos peritos Elvis Leite, Giuseppe Trancredi e administrativo do CPC Frank Wallace. fonte pcpa

quarta-feira, 10 de julho de 2019

Desembargador do Amapá é alvo de operação da PF

Na manhã desta quarta-feira (10), a Polícia Federal deflagrou em Macapá a Operação Serviço Sério, que visa obter provas, aprender bens e investigar possíveis crimes cometidos por agentes públicos e privados em decisões do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap).
A pesar de não ter sido informado em nota pela PF, o portal SN apurou que entre os alvos do cumprimento dos mandados de busca e apreensão, está o desembargador Manoel de Jesus Brito. Nas primeiras horas do dia, pelo menos um viatura da PF estava na entrada de um imóvel do desembargador, no Bairro Santa Rita. O gabinete de Brito também está sendo averiguado pela operação.Não há mais detalhes sobre o caso, pois a investigação corre sob segredo de justiça.A operação ocorre por determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ), porque o desembargador goza de prerrogativa de foro na corte superior. 
A ministra do STJ, Nancy Andrighi, intimou os envolvidos e proibiu que mantenham contato entre si. Em caso de descumprimento, até mesmo a prisão preventiva dos investigados poderá ser decidida.
Foto de capa: arquivo SN

Polícia Civil prende no Conjunto Vieiralves foragido da Justiça de Santa Catarina

A Polícia Civil do Amazonas, por meio da equipe de investigação do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), sob o comando do delegado Sinval Barroso, diretor da unidade policial, cumpriu na manhã desta quarta-feira (10/7), por volta das 6h30, mandado de prisão temporária, por tráfico de drogas, em nome do piloto de aeronave Daniel Luiz Zonato Bocchi, 38.
De acordo com a autoridade policial, a prisão do piloto ocorreu no bairro Nossa Senhora das Graças, zona centro-sul da cidade, e faz parte da operação “Woodstock Condá”, deflagrada pela Polícia Civil de Santa Catarina. Conforme o diretor do DRCO, Daniel estava sendo investigado por fazer parte de organização criminosa que atua na venda de drogas em Santa Catarina.Nossa equipe do DRCO deu suporte à Polícia Civil de Santa Catarina no cumprimento do mandado de prisão em nome do infrator, após ser constatado que ele estava residindo em Manaus há alguns meses. A ordem judicial em nome de Daniel foi expedida no dia 8 de julho deste ano, pela juíza Ana Karina Arruda Anzanello, da Comarca de Chapecó, município do estado de Santa Catarina”, explicou Barroso.
O delegado ressaltou que Daniel foi preso na manhã desta quarta-feira (10/7), por volta das 6h30, na casa onde estava morando, situada no Conjunto Vieiralves, bairro Nossa Senhora das Graças, zona centro-sul de Manaus. “No local encontramos uma pequena quantidade de maconha, que o piloto alegou ser para consumo próprio”, disse.Daniel assinou Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por posse de droga para consumo pessoal. O piloto também foi indiciado por tráfico de drogas. Ao término dos procedimentos cabíveis no DRCO, ele será recambiado para Santa Catarina, onde irá ficar à disposição da Justiça.Fonte: FOTO: ALAILSON SANTOS / PC-AM
 

PF apreende mais de 600 quilos de drogas em avião no interior do Pará

ais de 580 quilos de cocaína e cerca de 200 gramas de skunk foram apreendidos pela Polícia Federal, no domingo (07), em aviões no município de Itaituba, no sudoeste paraense. 
De acordo com informações da Polícia Federal, foi recebida informação que aviões de pequeno porte estavam pousando e decolando diariamente em propriedade rural, localizada ao sul do município, às proximidades do Km 43 da rodovia Transamazônica, sentido Itaituba-Jacareacanga.
Os policiais solicitaram apoio à FAB (Força Aérea Brasileira), que verificou que não havia registro ou autorização para voos na região e, com isso, aumentou a suspeita da ocorrência de algo ilícito.
A PF informou ainda que os policiais se dirigiram ao local para efetuar vigilância, flagrando o pouso de uma aeronave, bem como o descarregamento de embalagens semelhantes as utilizadas para o transporte de drogas.
Os policiais efetuaram abordagem e prenderam dois homens. Três suspeitos conseguiram empreender fuga.
Além da grande quantidade de entorpecente, ainda foram apreendidos dois fuzis AR 15, calibre 556, uma pistola calibre 9mm, carregadores e munições, mira holográfica e luneta de precisão para uso em fuzil, rádios de comunicação, telefone, além de um avião monomotor, um bimotor e uma caminhonete.
As investigações terão continuidade para identificar os demais envolvidos na prática criminosa, além da origem da droga. Suspeita-se que a droga tenha origem boliviana.

Lutador de MMA é esfaqueado em Belém

lutador de MMA David Silva de Souza, 36 anos, foi esfaqueado na noite de segunda-feira (08). A vítima foi encaminhada para o Pronto Socorro da 14 de Março e não teve o estado de saúde divulgado.
De acordo com informações da Polícia Civil, David Souza estaria bebendo em um bar no balneário Cacimba, que fica no Conjunto Satélite, em Belém, quando no local teria começado uma discussão entre dois conhecidos da vítima ainda não identificados. Durante a discussão, houve uma luta corporal entre os dois. A vítima teria se metido no meio da briga para tentar apartá-la. Porém, um dos envolvidos não teria gostado da atitude de David e, por isso, armou-se com uma faca e desferiu os golpes que atingiram o tórax e braço direito da vítima. Após isso, o agressor fugiu sem ser identificado.
Um Boletim de Ocorrência foi registrado e o caso será investigado pela Seccional da Marambaia.dol

terça-feira, 9 de julho de 2019

PM é morto em Benevides

Um policial militar foi morto no início da tarde desta terça-feira (9) após ser baleado na Estrada do Maratá, próximo à rua Santa Rosa, no bairro Camutama, em Benevides, Região Metropolitana de Belém. 
A vítima foi identificada como Marcos Fernando dos Santos Lira, de 42 anos, pertencente ao efetivo 14ª Companhia Independente de Polícia Militar (14ª CIPM), com sede no município de Tomé-Açu.
De acordo com informações da PM, o policial militar estava numa motocicleta com a esposa, indo para a casa de sua mãe, quando foi surpreendido por três homens que saíram de um matagal. Ele entrou em luta corporal com os suspeitos, que o atingiram no braço com um golpe de terçado. O cabo Fernando teve sua arma roubada pelos criminosos, que realizaram disparos de arma de fogo contra a vítima e fugiram levando o armamento. O policial não resistiu aos ferimentos e morreu no local. A mulher dele não foi atingida.
Unidades do Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM) da PM estão mobilizadas para a captura e prisão dos criminosos, contando com o reforço de tropas do Batalhão de Polícia Tática (BPOT) e do Grupamento Aéreo do Sistema de Segurança Pública (Graesp). 
Militares que atuam no Centro Integrado de Psicologia e Assistência Social (Cipas) da PM estão prestando apoio à família do policial militar, que estava na corporação há 21 anos.

Padre suspeito de estuprar venezuelana autista em Manaus diz que sexo foi consentido

A delegada titular do 5ª Distrito Integrado de Polícia (DIP), Deborah Barreiros, falou na tarde desta segunda-feira (8), sobre o suposto estupro de uma venezuelana de 29 anos, que teria sido praticado supostamente por um padre de 60 anos, da Arquidiocese de Manaus.
Conforme a delegado, a mulher procurou a polícia na quinta-feira (4) para denunciar o suposto abuso. Em depoimento ela contou que foi estuprada três vezes pelo padre, e que aparentemente ele havia colocado algum medicamento em seu suco que a deixou sem reação. Na manhã desta segunda, o padre foi ouvido e negou as acusações de estupro. Ele confirmou que manteve relações sexuais com a venezuelana de comum acordo. 
“Ouvimos a suposta vítima e a partir dai levantamos provas e hoje oitivamos o padre.  Ele alega que teve um relacionamento com ela, relações sexuais de maneira consensual. Ele disse que ela passou a pedir dinheiro dele, pois o mesmo dava uma quantia pra ela eventualmente. A partir do momento em que ele passou a não dar mais, ele alega que ela passou a fazer ameaça de o expor por ser padre”, disse
A delegada contou ainda, que mensagens entre eles estão sendo analisadas, bem como outras provas técnicas para confrontar as duas versões. “A gente não pode divulgar muito coisa até concluirmos as investigações Temos 30 dias para fechar a investigação para saber se estamos tratando de um estupro ou uma extorsão”, finalizou. 
O padre vai responder em liberdade.fonte holofote