sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Suspeito de desviar R$ 100 mil em matéria-prima de empresa é preso em Manaus

Um homem identificado como Paulo Santarém Maia, de 43 anos, foi preso na manhã desta quinta-feira (26), apontado como um dos envolvidos em um esquema que desviou R$100 mil em matéria-prima de uma empresa multinacional do Polo Industrial de Manaus (PIM). A ordem de prisão foi cumprida pela polícia no bairro Armando Mendes, Zona Leste de Manaus.
De acordo com o delegado Aldeney Goes, titular da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (Derfd), além do mandado em nome do suspeito, outros dois também foram cumpridos em nome de Fabiano Nascimento de Moraes, de 36 anos - que exercia a função de chefe de almoxarifado da empresa vítima - e de Janaína Alves Rodrigues, 26, que era a assistente administrativa, apontada na investigação como quem repassava o material furtado para outras empresas.
"A equipe iniciou os procedimentos e constatou a identidade de todos os envolvidos no ato criminoso", explicou o delegado.
As prisões dos outros dois suspeitos, segundo Aldeney, ocorreram na última sexta-feira (20), após o início dasPaulinho”, como é conhecido, é dono de uma empresa de sucatas localizada no mesmo bairro. O material do furto foi encontrado no local. O mandado estava em aberto desde o dia 19 deste mês, expedido pela juíza Careen Aguiar.
O suspeito foi encaminhado à sede da DERFD, onde foi autuado por furto qualificado, receptação e associação criminosa; o mesmo será encaminhado para audiência de custódia.
Por: Jan Nogueira

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

PROCURAD'O PELA POLICIA PARAENSE

Erisson Joaquim da Silva Xavier

Foragido
Erisson Xavier
Apelido: 
Erisson Xavier
Crimes: 
Estupros de vulneráveis
Erisson Xavier é acusado de abusar sexualmente duas adolescentes, no bairro do Guamá, em Belém, no dia 1 de janeiro de 2008. Ele está com mandado de prisão preventiva decretado pela justiça.

Delegado sofre tentativa de homicídio no Parque das Laranjeiras

O delegado Bruno Fraga, titular da Seccional Norte, sofreu uma tentativa de homicídio na madrugada dessa quarta-feira (11) durante uma operação policial no loteamento Parque das Laranjeiras, Bairro Flores, Zona Centro-Sul de Manaus. Fraga participava de uma ação em conjunto da seccional Norte com a seccional Sul. O alvo seria um traficante da área. Quando o suspeito viu a chegada da polícia desceu do carro e atirou contra o delegado. O traficante acabou fugindo por uma área de mata. 
De acordo com o diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), delegado George Gomes, por volta das 1h, policiais civis lotados na 2ª Seccional Norte e 5ª Seccional Centro-Sul, receberam informações que um homem, que está sendo investigado pela Polícia Civil por envolvimento com o tráfico de drogas, estaria em um veículo, modelo Onix, de cor prata. No interior do veículo havia drogas, armas e munições.
Os policiais foram até o local e montaram campana com intuito de prender o infrator. Quando avistaram o veículo, fizeram a abordagem. O homem imediatamente desceu do carro, e atirou contra os policiais. Os tiros quase acertaram do delegado Bruno Fraga. O infrator então correu para uma área de mata. 
Policiais civis do Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera) e policiais militares da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam) foram acionados e realizaram buscas no local, mas não localizaram o autor dos disparos contra os policiais. George Gomes disse que nenhum policial ficou ferido durante a ocorrência.
Os policiais encontraram no veículo um revólver calibre 38 com 11 munições e 33 munições de calibre intactas e oito munições do mesmo calibre deflagradas. O infrator teria atirado pelo menos 8 vezes contra os policiais. Também foi encontrado uma porção grande de maconha, uma porção grande de cocaína, além de uma balança de precisão e uma quantia em dinheiro em espécie. Foi instaurado um Inquérito Policial (IP) no 12º Distrito Integrado de Polícia (DIP) para apurar as circunstâncias da ocorrência.

terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Jogador de futebol é assassinado a golpes de faca em Itaituba

fim de semana teve uma tragédia que resultou na morte de um jogador de futebol, em Itaituba, no sudoeste paraense.
Francisco Rosinaldo Alvoredo Alves, conhecido na cidade como “Mucura” foi assassinado dentro de sua residência, no bairro Jardim Aeroporto, após ser alvejado por golpes de facão por três pessoas, na noite do último domingo (8)
Segundo investigações da Policia Militar, o jogador teria envolvimento com uma jovem, que ao comentar o nome com familiares gerou revolta entre um irmão e dois cunhados, que são suspeitos pela morte do jogador, que foi encontrado sem vida dentro de casa, com várias marcas de sangue pelo local.
Testemunhas informaram a uma equipe da Polícia que uma mulher gritou por socorro, quando um grupo de vizinhos avistou três suspeitos saindo em fuga da casa do jogador.
Natural de Aveiro, o jogador é de uma família tradicional com o envolvimento no esporte local, onde residia por mais de 20 anos e a morte do atleta pegou muita gente de surpresa, principalmente por ser uma pessoa conhecida no município.

Empresário é preso por suposto envolvimento em clonagem de veículos

O empresário Roberto Carlos Costa Bignami, conhecido popularmente como ‘Beto’, 44, preso nesta segunda-feira (9), na Avenida Joaquim Nabuco, bairro Centro, zona sul da capital, foi apresentado, nesta terça-feira (10), na sede da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), no bairro Planalto. Ele é suspeito de encomendar roubos de carros de luxo nos estados de Minas Gerais e Roraima, e trazê-los para Manaus para adulterar e clonar os veículos.
De acordo com o delegado Cícero Túlio, da Especializada, durante a linha de investigação foi constatado que ‘Beto’ comprava carcaça de veículos sem utilidade em leilões. “Ele é um velho conhecido da Polícia Civil e de outros órgãos da segurança pública. Estima-se que ele opera nesse ramo criminoso há dez anos. Iniciamos uma investigação há três meses, que contou uma interceptação telefônica. A partir da análise dessas interceptações, foi possível constatar a participação do empresário nos crimes. Ele comprava veículos de leilão e de seguradoras e a partir destes veículos, ele determinava o roubo de outros carros em outros estados a fim de clonar os mesmos”,  explicou o legado.Ainda segundo Túlio, as investigações irão continuar para identificar outras pessoas que fazem parte do esquema. “A partir das investigações, temos conhecimentos de oficiais e autoridades de outros estados, também envolvidos no esquema criminoso, que facilitavam a transferência desses veículos de forma ilegal”, revelou.
Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em um galpão, na Rua W, bairro Flores, zona centro-sul da cidade e outro em Boa Vista (RR), onde foi aprendida uma carcaça de um veículo usada para clonar outro automóvel roubado.
O empresário será indicado por receptação, roubo majorado, associação criminosa, adulteração de sinal identificador de veículo automotor, falsidade ideológica e inserção de dados falsos em sistema de informação. Ele foi foi encaminhado para audiência de custódia, no fórum ministro Henoch Reis, na zona sul.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2019


Um homem foi preso e um adolescente apreendido por troca de mensagens onde combinavam um massacre dentro de uma escola de Ananindeua, município da Região Metropolitana de Belém (RMB). Os dois conversavam pelo WhatsApp.
Pelo conteúdo flagrado no celular dos envolvidos é possível averiguar que na conversa, eles falam em fechar a escola e dizem que o estabelecimento vai "ficar para a história", o que indica que podem estar se referindo ao massacre ocorrido na escola em Suzano, município do interior de São Paulo, em março deste ano.
Ainda há a foto de um revólver e a indicação de valores para compra de armas.
De acordo com informações da Polícia Civil o adolescente foi apreendido no último sábado (7) já que estaria envolvido na organização do suposto atentado. A escola fica localizada no bairro do Jaderlândia, em Ananindeua.
Após a apreensão, o jovem foi apresentado na sede da Divisão de Atendimento ao Adolescente (DATA). Em seguida, o Ministério Público determinou a internação do menor.
HOMEM PRESO
Já nesta segunda-feira (09), Hildo Aguiar Pereira, de 18 anos, que também estaria fazendo ameaças contra diretores e professores da escola através de aplicativo de mensagens, foi preso em flagrante pelos policias da Delegacia do Jaderlândia e responderá pelos crimes de ameaça e corrupção de menores.

APREENSÃOPM prende seis homens e uma mulher na Prainha por venda de drogas

Sete pessoas foram presas na manhã desta segunda-feira (9) na região da Prainha, bairro Mauazinho, Zona Leste de Manaus. Eles estariam consumindo e vendendo drogas na praia, mas foram surpreendidos pelo helicóptero Águia 2, da Polícia Militar do Estado do Amazonas (PMAM). Dois suspeitos conseguiram fugir por meio de uma embarcação.
De acordo com o Corpo de Bombeiro Militar do Amazonas (CBMAM), que também foi acionado para a ocorrência, um dos suspeitos que acompanhava o grupo pulou dentro da água na tentativa de fugir dos policiais militares e, segundo o CBMAM, até o momento o suspeito não foi localizado.
O tenente Coronel Márcio Leite, do Departamento Integrado de Operações Aéreas (DIOE), informou que a equipe do Helicóptero "Águia 2" foi acionada às 9h para dar apoio a 29ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) em uma ocorrência.

Polícia Civil identifica autores do homicídio e tentativa de homicídio ocorridos na zona leste de Santarém

A Polícia Civil do Pará identificou os autores do homicídio e também de uma tentativa de homicídio, ocorridos no bairro Pérola do Maicá, Zona Leste de Santarém, na madrugada desta segunda-feira (09). A ação policial foi realizada pela equipe de policiais civis da Delegacia de Homicídios da cidade. 
Segundo o titular da especializada em homicídios, delegado Gilvan Gomes de Almeida, os nomes dos autores ainda não serão revelados para que não atrapalhe as investigações.
“As diligências realizadas, em campo pela equipe de investigação revelavam, inclusive, a provável motivação dos crimes, bem como suas circunstâncias”, acrescenta.
Por Luiz Claudio Oliveira (ASCOM PCPA)

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Mandado de busca e apreensão é cumprido contra servidor público por diversos crimes em Itupiranga no Pará

O cumprimento de mandado de busca e apreensão e de medidas cautelares contra José Augusto do Nascimento aconteceu, na manhã desta quarta-feira (04), o servidor público concursado é investigado por diversos crimes, entre eles: tráfico de influência, fraude, falsificação de documentos, subtração de processos judiciais, associação criminosa, posse irregular de arma de fogo e disparo de arma de fogo em via pública. A ação foi realizada no município de Itupiranga, sudeste paraense.
Mediante representação da autoridade policial, o Poder Judiciário concedeu mandado de busca e apreensão na residência do servidor, que também está proibido de frequentar seu local de trabalho e manter contato com servidores do fórum de Itupiranga.
Por Luiz Claudio Oliveira ASCOM PCPA.

OPERAÇÃO Carga com mais de 170 kg de maconha é apreendida em operação no interior do AM

Por volta das 03h10 desta quinta-feira (5) uma carga de 177 kg de maconha foram apreendidos nos arredores do Porto de Fonte Boa, município do interior do Amazonas. A apreensão foi feita durante uma operação da guarnição da Polícia Militar.
De acordo com o 1° Sgt PM Marcos Lopes, o grupo ficou sabendo da carga através de uma denúncia anônima da região. Imediatamente foi realizado ronda rumo ao Porto da cidade, no local conhecido como Estrada da Baré.
A Guarnição Policial Militar, ao chegar ao lado do Galpão do "Magal" Boteco dos Amigos, avistou dois homens em atitude suspeita. Quando a Guarnição desembarcou da Viatura, ambos fugiram para dentro da da mata.
A polícia encontrou na região seis sacas de fibra na cor branca e uma mochila de viagem contendo maconha do tipo Skank.
A droga foram conduzidos ao 55°Distrito Policial de Fonte Boa para apresentação do ilícito apreendido. Foram contabilizados 162 tabletes totalizando o peso total de 177 kg e 200 gramas apresentados à Autoridade Policial daquele município.

quinta-feira, 7 de novembro de 2019

POLÍCIA CIVIL PRENDE ACUSADOS DE PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO, RECEPTAÇÃO E CRIME AMBIENTAL EM ORIXIMINÁ

A Polícia Civil do Pará iniciou, na manhã da última quarta-feira (06), investigação sobre a atuação de alguns grupos armados que realizam pesca ilegal e invadem propriedades privadas na zona rural de nosso município. A investigação resultou nas prisões de Max Berge Eleutério de Almeida, conhecido por “Pombinho”, Waldinei Luiz da Silva e Francivaldo Printes dos Santos. Os acusados estavam armados com espingarda e revolver. Eles irão responder por porte ilegal de arma de fogo, receptação e crime ambiental. A prisão dos acusados ocorreu em uma zona rural, localizada no município de Oriximiná oeste paraense.
Segundo o delegado José William da Fonseca, titular da Delegacia de Oriximiná, após a equipe receber a informação que um desses grupos invadiu uma propriedade na Região da Boca dos Currais no “Lago Pacuateua” e que estavam pescando tambaqui, pirarucu e apreendendo quelônios ( no período de defeso). Diante das informações as equipes deslocaram-se até a região juntamente com fiscais da Secretaria Municipal de Meio-Ambiente (SEMA) e constataram a veracidade dos fatos.
No local, com os acusados, foram encontrados: 01 espingarda cartucheira calibre .20, (sem marca e numeração); 05 cartuchos do mesmo calibre, carregados; 01 revolver calibre 32 com 03 munições do mesmo calibre intactas e outra munição deflagrada; 01 malhadeira com aproximadamente 110 metros de comprimento (de malha 12); 01 malhadeira tipo arrastão( de malha 23) com aproximadamente 130 metros de comprimento; 08 peixes tipo pirarucus; 02 peixes tipo tambaquis; 04 quelônios tipo tracajás; 01 casco de lancha confeccionado em fibra e uma canoa de madeira com motor rabeta.
O casco de lancha de fibra foi furtado dentro da propriedade de João Jorge Pimentel Farias, fato ocorrido no dia 14 de outubro de 2019. Os animais apreendidos e instrumentos de pesca foram encaminhados à SEMA.
A ação foi realizada pela equipe de policiais civis de Oriximiná, sob comando do delegado José William da Fonseca, titular da Delegacia de Oriximiná.
Por Luiz Claudio Oliveira (ASCOM PCPA)

PRESOHomem é preso por se masturbar em público na Feira da Cidade Nova

O morador de rua Eduardo Henrique Sanches da Silva, 22 anos, foi preso na manhã desta quinta-feira (7), quando andava pela Avenida Noel Nutels, próximo ao 6º Distrito Integrado de Polícia. Ele foi preso por ato obsceno, após ser identificado em um vídeo, divulgado nas redes sociais. Na gravação ele se masturbava na feira da Cidade Nova, ao lado do Terminal 3, na Zona Norte. Ele contou que não usa drogas, mas que de vez em quando tem uns surtos e fica fora de si.
Segundo o delegado Jander Mafra, titular do 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP), na quinta-feira (6), os policiais receberam um vídeo que mostrava Eduardo se masturbando na frente de várias pessoas na feira que fica próxima da delegacia. Os feirantes contaram que nos últimos dias ele fazia isso com frequência na frente de mulheres e crianças.  Os polícias foram ao local, mas não conseguiram encontrar EduardoPor volta das 8h30 da manhã dessa quinta-feira, receberam a informação que ele estaria pela área da feira, que fica próximo ao Terminal 3 e ao 6º DIP. A polícia então conseguiu identificá-lo e prendê-lo em flagrante por ato obsceno.
Eduardo contou aos policiais que é do Estado de Roraima e não tem familiares aqui em Manaus, portanto mora na rua. Ele contou que não usa drogas, mas que às vezes tem momentos de loucura que fazem ele se masturbar em público, que é algo que ele não pode controlar. Ele foi encaminhado ao 6º DIP para procedimentos legais.  Eduardo foi autuado por ato obsceno em lugar público, aberto ou exposto ao público. A pena de detenção é de três meses a um ano, ou multa.

quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Traficante é preso tentando viajar com cocaína em bumbum falso

Homem é preso ao tentar embarcar com cocaína escondida em um bumbum falso no aeroporto de Foz de Iguaçu, Paraná. Ele levaria a droga à Espanha.
Agentes da Polícia Federal flagram o criminoso, que foi encaminhado à sede da PF na cidade. O traficante tinha como destinoEm depoimento, confessou que receberia US$ 2,500 dólares pelo transporte do entorpecente à Europa. De acordo com a polícia, ele levava 1.170 gramas de cocaína e deve responder por tráfico de drogas.
O criminoso, de 29 anos, tem nacionalidade paraguaia.Espanha e faria uma conexão em Guarulhos, São Paulo, mas acabou sendo descoberto.

POLÍCIA CIVIL APREENDE R$ 1 MILHÃO EM PRODUTOS FALSIFICADOS EM BELÉM

 Polícia Civil do Pará apreendeu, nesta quarta-feira (06), 200 volumes de produtos com marcas falsificadas procedentes do Suriname. Avaliados em torno de R$ 1 milhão, os produtos eram transportados em uma embarcação que foi abordada, em alto-mar, quando navegava às proximidades da Ilha de Mosqueiro, região das ilhas de Belém. O comandante e piloto do barco - Raimundo Adinamar Rodrigues Cordeiro, 50 anos - foi autuado em flagrante por descaminho e crime contra a lei de marcas e patentes (falsificação).
A ação policial foi realizada por policiais civis da DIOE (Divisão de Investigações e Operações Especiais) da Polícia Civil, com apoio de policiais civis da CORE (Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais). O acusado e os produtos apreendidos, entre óculos, confecções e acessórios para telefone celular, foram levados para a DIOE, onde foi lavrado o flagrante. Segundo o delegado Neyvaldo Silva, diretor da DIOE, na noite de ontem, uma equipe policial recebeu informações que levaram a abordagem da embarcação. O delegado explica que o barco seguiu até o Suriname, levando alimentos. 
No retorno ao Pará, os produtos falsificados foram transportados. "Nosso objetivo é impedir a entrada de produtos falsificados no comércio de Belém", destaca o diretor da DIOE. Conforme o policial civil, a embarcação é de Abaetetuba, onde reside o comandante.
Os policiais civis comandados pelo delegado Benedito Magno Costa, usaram uma lancha para chegar até o barco. Além do comandante, estavam no barco integrantes da tripulação os quais foram ouvidos e liberados, pois ficou constatado que Raimundo era o responsável pelo transporte da mercadoria ilegal, que está apreendida. O comandante já está recolhido no Sistema Penitenciário à disposição da Justiça para passar por audiência de custódia.
SEGUNDA APREENSÃO Essa foi a segunda apreensão de produtos falsificados realizada pela equipe da DIOE em menos de cinco dias. Na última sexta-feira, policiais civis da Decon (Delegacia do Consumidor), ligada à DIOE, em investigação realizada com informações do Disque Denúncia, aprenderam produtos usados em limpeza falsificados em uma residência localizada no bairro da Cabanagem, em Belém. No local, ninguém foi encontrado. Um inquérito policial foi instaurado para apurar o fato. O material foi apreendido e encaminhado para perícia.

terça-feira, 22 de outubro de 2019

Polícia acaba com esquema de jogos clandestinos no Amazonas

A equipe de investigação da 64ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Tapauá, em ação conjunta com policiais militares lotados naquele município, (distante 449 quilômetros em linha reta da capital), durante diligências na manhã de segunda-feira (21), por volta das 11h45, apreendeu, em uma casa de jogos de azar, o valor de R$ 2.827,00 em espécie, proveniente da renda dos jogos, além de uma máquina de sorteio, quatro megafones, dois comprovantes de depósito no valor total de R$ 6.555,00, boletos de jogos e cadernos com a contabilidade do empreendimento.
De acordo com o investigador de polícia Victor Leal, que está respondendo interinamente pela 64ª DIP, as equipes policiais chegaram ao local dos jogos ilícitos após uma denúncia feita à Promotoria de Justiça de Tapauá, informando que um indivíduo estaria promovendo jogos de azar no município. A partir disso, iniciaram-se as diligências no local dos jogos, situado na avenida Castelo Branco, bairro Centro, naquela cidade.No lugar constatamos que de fato os jogos estavam acontecendo. Imediatamente apreendemos todo o material utilizado na prática ilícita, e um colombiano de 37 anos, que estava responsável pelo lugar, foi encaminhado ao prédio da unidade policial, onde passou pelos procedimentos cabíveis e posteriormente assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foi liberado”, afirmou Leal.
De acordo com o investigador de polícia, em depoimento o colombiano informou que foi recrutado para trabalhar com os jogos de azar naquela cidade. Ainda segundo Leal, foi instaurado um procedimento para investigar o caso.

quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Fumacê: polícia é acionada e mulher é obrigada a tirar a maniçoba do fogo

poucos dias de um dos maiores eventos religiosos do Brasil, o Círio de Nazaré, inicia-se a corrida para preparar um dos itens culinários que não podem faltar na mesa do paraense: a maniçoba, que requer um árduo trabalho para ficar devidamente pronta para consumo.
Tendo em vista que o preparo exige um alto consumo de gás de cozinha, é comum que algumas pessoas optem por meios alternativos, a exemplo da lenha ou do carvão, que são mais econômicos. Algo inusitado, no entanto, aconteceu na noite da última segunda-feira (7) em uma vila de casas no bairro da Cremação, em Belém, quando uma moradora cozinhava a iguaria gastronômica.Nazaré Moura, de 59 anos, já é conhecida pelos vizinhos por preparar, religiosamente, sua maniçoba na lenha todo mês de outubro. Experiente com o preparo, ela sabe até os horários de parar ou retomar o cozimento, mas naquela noite, a polícia ambiental acatou a um chamado de uma vizinha nova, que reclamou do excesso de fumaça.
“Meu filho estava mexendo a maniçoba pra mim. Ele disse que ela reclamou, que não aguentava mais a fumaça e que chamaria a polícia se não apagassem. Se ela não tivesse sido tão grosseira, teríamos desligado o fogo naquela mesma hora”, disse Nazaré ao DOL.Não deu outra. A vizinha cumpriu o prometido e a polícia chegou, sendo atendida por Nazaré e o filho, que acataram ao pedido de apagar as chamas da maniçoba.
Após resolverem e a polícia ir embora, imediatamente, uma multidão se formou na vila e, entre caras e bocas, o assunto dividiu opiniões.
Na manhã do outro dia, vida que segue. A vizinha que reclamou não deu mais as caras, mas a insatisfação é o que fica. “Eu geralmente cozinho a maniçoba até às 22h e ninguém nunca se incomodou com isso. Gastei 80 reais para comprar um botijão de gás, dinheiro que daria para comprar mais ingrediente para a maniçoba", contou, chateada.

Operação prende acusados de roubo e tráfico em todo o Pará

Polícia Civil do Pará realiza desde o começo da manhã desta quarta-feira (9) a operação "Tipiti", em Belém, Região Metropolitana e interior do Estado. O objetivo é dar cumprimento a mandados de prisão contra autores de crimes diversos, como furto, roubo e tráfico de drogas. Em todo Estado, estão em atuação 458 policiais civis com utilização de 147 viaturas policiais. 
Na Grande Belém, a operação policial mobiliza mais de 30 equipes de policiais civis das Delegacias, Seccionais, Unidades Integradas e de Divisões Especializadas da Polícia Civil. No interior, a operação conta com atuação de mais de 270 policiais civis de Delegacias situadas em 13 regiões do Pará.  
Os presos serão conduzidos para as Unidades Policiais, nos casos de prisão em flagrante, e passarão por exames periciais e procedimento de identificação civil na sede da Delegacia-Geral (DG), em Belém. A operação deve seguir até 16 horas. 
Estão em atuação Delegacias das Diretorias de Polícia Metropolitana (DPM), Diretoria de Polícia do Interior (DPI), Diretoria de Polícia Especializada (DPE), Diretoria de Atendimento a Vulneráveis (DAV) e Diretoria Estadual de Combate à Corrupção (DECOR), com apoio de policiais civis da CORE (Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais), grupo de elite da Polícia Civil.
O nome da operação (Tipiti) é uma alusão a um tipo de espremedor feito de palha trançada muito usado no Pará para escorrer e secar raízes de mandioca, planta usada na extração do tucupi, ingrediente fundamental usado no preparo de alguns dos principais pratos da culinária paraense. É uma alusão também ao Círio de Nazaré, como forma de resguardar a segurança pública às vésperas das festividades em homenagem à padroeira do povo paraense.

Suspeito de matar a ex e namorado dela a terçadadas é preso pela polícia

Policiais Civis da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros, (DEHS), cumpriram, na manhã desta quarta-feira (9) o mandado de prisão em nome de Lucas Costa Figueiredo, conhecido como "Luquinha". Ele é suspeito de ter matado a "terçadadas" a sua ex-namorada, Keyse Rodrigues de Oliveira, 15 anos; o namorado dela, Wellingthon Cardoso Araújo, 19 anos e por ter tentando vitimar uma outra mulher de 32 anos no dia 27 de junho, na comunidade Bela Vista, Bairro Puraquequera, Zona Leste.
De acordo com Paulo Martins, titular da DEHS, Luquinha namorava com Keyse. Ela terminou o relacionamento e se envolveu com Wellington, mas Luquinha não aceitava o fim do namoro e ameaçou o casal de morte diversas vezes fonte h

sábado, 5 de outubro de 2019

Polícias Civil e Militar prendem acusado de participar de assalto a fórum em Santa Luzia do Pará

A Polícia Civil continua a investigação sobre o assalto no Fórum de Santa Luzia do Pará, no nordeste do Estado. Durante levantamentos realizados no último dia 2, foi preso em cumprimento a mandado de prisão preventiva, Rafael dos Santos Souza, acusado de participar do crime. Durante as diligências, a equipe policial capturou um foragido. Após o assalto ao Fórum, de onde foram levadas mais de 20 armas de fogo, no mês de agosto deste ano, equipes do NAI (Núcleo de Apoio à Investigação) de Capanema e do Comando de Policiamento Regional (CPR 7), em trabalho em conjunto, iniciaram diligências para prender os envolvidos no crime.
Durante a semana, as equipes policiais foram até as cidades de Ourém e Capitão Poço, onde passaram a monitorar o suspeito Rafael dos Santos Souza, apontado como um dos envolvidos no crime. Ele é investigado também por diversos roubos e suspeito de integrar uma facção criminosa no município de Ourém.
Ao ser localizado, em Ourém, Rafael reagiu a abordagem policial e realizou disparos com uma arma de fogo .40, roubada do fórum. Após uso progressivo da força, Rafael foi preso. Foram realizadas buscas na região, com apoio das Polícias Civil e Militar de Ourém e Capitão Poço.
Durante as buscas, foi preso Pedro Inácio, foragido do Sistema Penitenciário. Contra ele, há mandado de prisão expedido pela Comarca de Capitão Poço. Foram recuperadas uma moto roubada usada por Rafael e porções de drogas, além de uma pistola de calibre 40, da Polícia Civil.fontepcpa

Jovem que estava desaparecido é encontrado morto no Tarumã, em Manaus

O corpo de João Marco Santiago Santos, de 22 anos, que estava desaparecido desde o dia 13 de setembro, foi encontrado às margens de um igarapé no Tarumã-Açu, Zona Oeste de Manaus, nessa quinta-feira (3). A informação foi confirmada à equipe de reportagem do Manaus Alerta pelo pai do jovem, Marco Antônio Santos, na manhã desta sexta-feira (4).
“O corpo foi encontrado e eu mesmo fiz o reconhecimento no IML. Ainda não sabemos o que aconteceu, agora é aguardar pela conclusão do inquérito policial”, informou o pai da vítima, que não deu muitos detalhes sobre o caso.
Velório e enterro
Familiares e amigos se reuniram na manhã de hoje para prestar as últimas homenagens ao rapaz. O velório foi realizado na funerária Almir Neves, situada na avenida Joaquim Nabuco, Centro da capital amazonense.
O sepultamento do rapaz acontecerá às 15h de hoje, no Cemitério Tarumã.
Desaparecimento
João Marco estava desaparecido desde do dia 13 de setembro. Segundo o pai do jovem, ele foi visto pela última vez por volta das 13h daquele dia, após sair para o estágio no Hospital Universitário Getúlio Vargas, situado na rua Tomás de Vila Nova, no Centro de Manaus.
Na ocasião, o universitário saiu do hospital cerca de 10 minutos depois que havia chegado ao local, sem informar para onde iria, portando apenas uma mochila preta e um jaleco. Desde então, os familiares do rapaz não tiveram mais notícias dele.
A família de João Marco acredita que o sumiço dele tenha a ver com um possível “acerto de contas”, visto que o universitário já havia sido preso em flagrante, em janeiro deste ano, por transportar 251 tabletes de maconha.
A Justiça do Amazonas havia decretado que João Marco cumprisse pena de seis anos de reclusão. Porém, a punição foi substituída por prestação de serviços à comunidade e entidades públicas, da qual o jovem estava cumprindo em regime semiaberto.

quinta-feira, 3 de outubro de 2019

POLICIA AM PROCURA GOSPISTA

O delegado Demetrius Queiroz, adjunto da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (Derfd), solicita a colaboração de todos na divulgação da imagem de Anderson Carlos Oliveira Teles, 24, investigado por ser o mentor do esquema criminoso que consistia na aplicação de golpes durante compra e venda de carros realizadas na concessionária de veículos, onde ele era sócio. Mais de 24 vítimas formalizaram Boletins de Ocorrência (BOs) na especializada.
De acordo com a autoridade policial, Anderson agia em conjunto com os comparsas, Glenn Azrak Benitah, 22, e Rinaldo Rabelo de Castro, 47, respectivamente, sócio e funcionário da concessionária de veículos, já presos pelas equipes da Derfd. Segundo o delegado, os golpes consistiam em financiamentos fraudulentos em nomes de terceiros, sem o conhecimento destes.
“A loja de veículos recebeu vários carros de clientes para que fossem vendidos, mas, após realizarem as transações comerciais, os infratores não repassavam os valores para as vítimas. Em seguida, a concessionária fechou e os indivíduos não indicaram o paradeiro dos automóveis aos verdadeiros proprietários. Representei à Justiça, o pedido de prisão preventiva em nome do trio e a ordem judicial foi expedida no dia 16 de setembro deste ano, pela juíza Suzi Irlanda Granja da Silva, da 2ª Vara Criminal”, explicou Queiroz.
Disque-Denúncia - Quem puder colaborar com informações sobre a localização de Anderson, entrar em contato com a equipe da Derfd por meio do número: (92) 99148-5290, o disque-denúncia da delegacia, ou, ainda, por meio do número 181, canal de delações da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). “Asseguramos o sigilo da identidade dos informantes”, garantiu.

Suspeito de matar enteado no dia do próprio aniversário é preso no Amazonas

Policiais civis lotados na 34ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Careiro castanho, sob coordenação do delegado Rudival Magno, titular da unidade policial, prendeu em flagrante, na noite de sábado (28), por volta das 23h, Cézar Pereira Printes, 43, apontado como autor do homicídio do próprio enteado, um homem de 41 anos. A prisão ocorreu nas proximidades da Comunidade Perpétuo Socorro, localizada no Paraná do Castanho, naquele município.
De acordo com a autoridade policial, na ocasião do crime, a vítima, identificada como Vasquez Ferreira Printes, comemorava o aniversário dela com familiares. Durante a confraternização, o padrasto de Vasquez teve uma crise de ciúmes depois de ver o enteado trocando carinhos com a própria mãe.
“Depois de um ataque de ciúmes, Cézar começou a agredir o enteado e, no primeiro momento, atingiu-o com um golpe de remo no rosto. Em ato contínuo, o infrator foi até a cozinha da casa, pegou uma faca e desferiu um golpe fatal no abdome de Vasquez, que morreu no local. Após tomarmos conhecimento do caso, iniciamos diligências e encontramos o individuo em uma área de mata, nas proximidades da comunidade Perpétuo Socorro, onde dei voz de prisão a ele”, explicou o delegado Magno.
Conforme o titular da 34ª DIP, o infrator confessou o crime e relatou que sentia muito ciúme da relação entre a vítima e a mãe que, por isso, chegou a suspeitar que a companheira dele teria um caso com o próprio filho.
Cézar foi autuado em flagrante por homicídio. Ao término dos procedimentos cabíveis no prédio da 34ª DIP, ele irá permanecer no prédio da unidade policial, onde funciona como unidade prisional do município, à disposição da Justiç

Mapa da FDN orientava membros a jogar celulares em presídio de Manaus

Durante a prisão da ex-presidiária Naiana Alencar França, 32, e do detento do semiaberto Leandro Crhistofer Ribeiro Silva, 19, em um apartamento situado na segunda etapa do conjunto residencial Viver Melhor, bairro Lago Azul, Zona Norte de Manaus, a Polícia Civil encontrou um mapa com orientações de líderes da facção criminosa Família do Norte (FDN) para que os subordinados cumprissem um plano de jogar 20 celulares em uma unidade prisional da capital amazonense, com objetivo de reforçar a comunicação entre criminosos de dentro da cadeia com gerentes do tráfico de drogas. 
"Vai mano 'R' ontem chegamos no irmão 'Jô' e vamos fazer um progresso. Você mesmo chegar nos meninos e pedir para vim jogar pelo semiaberto do jeito que está explicando nesse mapa", diz trecho do bilhete, escrito no verso do mapa. 
A orientação também explicava que os membros deveriam dividir os celulares em sacos de fibras, usados para o armazenamento de farinha. 
"Pede para o 'Mil Grau' não jogar, ele tem que jogar no canto do muro. "Mano só temos essa semana, porque a obra da cozinha vai acabar. Depois disso não vamos mais poder andar lá na área", diz o alerta  do recado.
O plano foi encontrado em posse de Naiana, que é apontada pela polícia como coordenadora do tráfico de drogas na invasão Monte Horebe. Ela foi condenada a nove anos por roubo majorado, pela participação de um assalto a um cartório, em 2017. 

sábado, 28 de setembro de 2019

Deixar de vacinar animais domésticos é crime, alerta Delegacia do Meio Ambiente

Deixar de vacinar ou não aplicar vermífugos em animais domésticos pode levar o proprietário a uma Delegacia de Polícia e responder à Justiça pelo crime de maus-tratos. O alerta é da titular da Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema) da Polícia Civil do Amazonas, delegada Carla Biaggi. Em Manaus, a campanha de vacinação antirrábica 2019 está aberta e segue até o dia 7 de novembro.

Vacine seu animal doméstico! (Foto: Divulgação)
“Não aplicar remédios, deixar faltar ração e água, confinar o animal em espaço pequeno, todas essas condutas caracterizam o crime de maus-tratos, a exemplo do abandono e da falta de assistência veterinária”, explicou a delegada. “No caso da falta de vacinação, é procedimento padrão pedirmos a carteira de imunização todas as vezes que recebemos uma denúncia, pois o tutor tem que ser responsabilizado pela saúde do animal”, completou.

De acordo com a Dema, entre as práticas mais comuns estão a de abandonar o animal, confiná-lo em espaço pequeno, não alimentá-lo e deixá-lo amarrado por muito tempo. Se configurado o crime, a legislação prevê pena de três meses a um ano de detenção e multa.

Atualmente, no Congresso, tramita um Projeto de Lei (PL) que prevê o aumento da pena para até quatro anos de prisão para quem submete animais a maus-tratos. Aprovado no Senado, o texto está na Câmara dos Deputados e estabelece, inclusive, punição financeira para os estabelecimentos comerciais que concorrerem diretamente para a prática de maus-tratos, ainda que por negligência. O valor da pena será destinado a entidades de recuperação, reabilitação e assistência de animais.

Denúncias – Quem quiser fazer denúncias pode ligar para a Dema, por meio do telefone (92) 99962-2340. “É muito importante que a população denuncie quando presenciar o crime, porque nós precisamos iniciar a investigação”, destacou Carla Biaggi.

Conforme a delegada, o denunciante pode filmar ou tirar uma foto da prática delituosa para comprovar a denúncia, e levar à Delegacia, onde deverá registrar o Boletim de Ocorrência. “Se não for possível ter uma foto ou vídeo, a pessoa pode levar uma testemunha”, disse Biaggi.

Adoção responsável – Para adotar um animal, a Dema orienta que a pessoa deve ter consciência de que o animal precisa de cuidados por toda a vida, incluindo não apenas a alimentação, mas a vacinação, o ambiente adequado, entre outras medidas.

“Trata-se de um ser vivo, que se estressa se ficar muito tempo preso, por exemplo, sendo necessário levá-lo para passear. Ou seja, a pessoa deve estar disposta a realmente cuidar do animal da forma que ele merece”, afirmou.

Veja o que pode ser enquadrado como maus-tratos:
•      Envenenamento de animais
•      Manter animais em locais sem as condições básicas de higiene e sem luminosidade
•      Manter animais confinados em locais pequenos, desproporcionais ao seu porte ou que restrinjam a sua movimentação
•      Manter animais permanentemente presos a correntes
•      Golpear, ferir, torturar e/ou mutilar animais
•      Utilizar animais em espetáculos que gerem pânico, estresse ou sofrimento
•      Agredir fisicamente animais indefesos
•      Abandonar animais
•      Não proporcionar alimentação e água com regularidade necessária para a manutenção da saúde do animal, bem como não procurar um médico veterinário se o animal adoecer fonte: SSP-AM/ Foto: Erlon Rodrigues

Inscrições para admissão de policiais civis no I Curso de Operações Táticas Especiais (COTE) encerram em 6 de outubro

A Polícia Civil do Estado do Pará, por meio da Delegacia-Geral, continua as inscrições para policiais civis interessados em fazer o processo seletivo para admissão de policiais no I Curso de Operações Táticas Especiais (1º COTE) da Polícia Civil do Estado do Pará. As inscrições terminam no próximo dia 6 de outubro.
O processo seletivo será conduzido, executado e operacionalizado pela Academia de Polícia Civil (ACADEPOL), em conjunto com a Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE), sob a supervisão da Delegacia-Geral da Polícia Civil do Estado do Pará.
O Curso de Operações Táticas Especiais (1º COTE) tem por finalidade promover a formação de policiais operadores táticos especiais, para que possam estar aptos a compor a unidade de operações especiais da Polícia Civil do Estado do Pará no que tange aos policiais do quadro efetivo da Polícia Civil.fonte pcpa

Polícia alerta para golpe envolvendo Cheque Moradia

Polícia Civil abriu inquérito para investigar denúncias relacionadas a aplicação de golpes envolvendo falsa promessa de liberação de valores do Cheque Moradia com uso de perfis falsos que se passam pelo chefe da Casa Civil, Parsifal Jesus Pontes.
O Governo do Estado informa que Parsifal de Jesus Pontes não possui perfil em redes sociais, portanto, qualquer interação nesse sentido é falsa e, de imediato, configura crime de falsidade ideológica.
A Delegacia Geral do Pará orienta comunicação imediata à polícia e realização de Boletim de Ocorrência àqueles que tiverem sido vítimas desse tipo de abordagem.fonte dol

Integrante da FDN é preso e polícia apreende celular com vídeos de execuções

Policiais militares da 26ª Companhia Interativa Comunitária (26ª Cicom), por volta de 00h desta sexta-feira (27), detiveram um homem de 19 anos, integrante da facção Família do Norte (FDN), portando uma arma de fogo calibre .40 . No celular, dele os policiais encontraram um vídeo de uma execução e ocultação de cadáver promovida por ele e por outros integrantes da organização criminosa.
O vídeo mostra o homem de joelhos em frente de uma cova rasa. Aparentemente amarrado, ele recebe vários tiros disparados por mais de uma pessoa. Ele cai na cova e os atiradores se mobilizam para jogar terra em cima do corpo. A vítima ainda não foi identificada.
Com ele ainda foram apreendidas  01 munição ogival intacta, 02 munições ponta oca intacta (expansiva), 01 carregador com capacidade para 15 munições (Carga da PM).
A abordagem ocorreu na rua Araraboia, no bairro Lago Azul, zona Norte de Manaus. Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao suspeito, que foi conduzido ao 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP) para os procedimentos legais. A Polícia Civil vai investigar a execução. Ele poderá responder por homicídio e ocultação de cadáver.

quinta-feira, 19 de setembro de 2019

PF prende duas mulheres envolvidas em estupros de crianças

A Polícia Federal prendeu nesta (19), em Iguape e Cajati, no Vale do Ribeira, São Paulo, duas mulheres acusadas de participarem de uma série de estupros e torturas contra duas crianças, uma de 5 anos e uma de 12 anos. Os atos eram filmados e distribuídas em fóruns da Deepweb. As prisões fazem parte da segunda fase da Operação Pedomom, que começou em maio deste ano e prendeu um homem em Iguape. A investigação partiu de um comunicado da Interpol sobre a detenção de um casal de ucranianos que produzia e distribuía arquivos contendo imagens de abuso sexual infantil naquele país.
Durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão, o brasileiro identificado tentou destruir seu laptop e celulares, sem sucesso. Os dispositivos foram levados à análise do Setor Técnico-Científico da PF, que identificou um grande volume de arquivos contendo cenas de abuso sexual praticados por ele em companhia das duas mulheres detidas hoje. As duas crianças que aparecem nas gravações são a filha do homem e o filho de uma das mulheres.
“Há registro da ocorrência de mais de 30 estupros, além de imagens de tortura praticada contra uma das crianças. No caso de uma das agressoras, foi possível individualizar aproximadamente 20 atos de abuso sexual praticados contra o próprio filho. Os estupros eram filmados pelos agressores, que posteriormente os trocavam em fóruns da Deepweb dedicados especificamente a abusos sexuais praticados por pais e mães”, informa a PF por meio de nota.
O crime de publicação de imagens de pornografia infantil prevê pena de 3 a 6 anos de reclusão. Já o estupro de vulneráveis prevê de 8 a 15 anos de prisão. A primeira fase da operação não foi divulgada à imprensa para não prejudicar a identificação de outros envolvidos.
Foi publicada, na edição desta quarta (18), do Diário Oficial do Estado do Pará, a portaria de número 254, que institui a Comissão Especial de Licitação responsável pelo procedimento licitatório de contratação da empresa que vai organizar e realizar o próximo concurso público da Polícia Civil. Os cargos são de Delegado, Investigador, Escrivão e Papiloscopista.
A comissão, composta de cinco membros, terá, entre outras responsabilidades, examinar a regularidade formal dos documentos de habilitação da empresa organizadora do certame; realizar diligências necessárias ao desempenho de suas funções; decidir sobre a habilitação ou inabilitação dos proponentes; julgar as propostas técnicas ou comerciais, quantos aos aspectos formais e de méritos e proceder à classificação ou desclassificação das propostas.

Suspeito que fingia 'conversão' para furtar igrejas é preso em Manaus

Luis Eduardo Barnabé Melo, conhecido como 'Macarrão', de 34 anos, foi preso na tarde desta quarta-feira (18), suspeito de furtar diversas igrejas em Manaus. A prisão ocorreu a rua Acapulco, bairro Nova Cidade, na Zona Norte.
De acordo com o soldado Bruno Everton, da 15ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), o homem já foi preso pela unidade policial pelo menos quatro vezes.
O PM informou que Luis Eduardo é usuário de drogas. Ele usava o fato para ir até igrejas pedir ajuda para se libertar do vício. Nas ocasiões, ele fazia um estudo do local e, dias depois, retornava para furtar os objetos de valor.
O homem foi detido após denúncias anônimas. Desta vez, um fogão que havia sido furtado de uma igreja evangélica no sábado (14) foi apreendido. O eletrodoméstico já estava em posse de outra pessoa, após Luis Melo oferecer para venda.
O suspeito vai responder pelo crime de furto. Após os procedimentos cabíveis no 6° Distrito Integrado de Polícia (DIP), ele será levado para audiência de custódia, no Fórum Ministro Henoch da Silva Reis, no bairro São Francisco, Zona Sul.

quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Polícia Civil apreende 500 toras de madeira durante operação de combate ao desmatamento em Muaná

MADEIRA APREENDIDA EM SERRARIA CLANDESTINA NA ZONA RURAL DE MUANÁ
MADEIRA APREENDIDA EM SERRARIA CLANDESTINA NA ZONA RURAL DE MUANÁ

A Polícia Civil do Pará deflagrou uma operação de combate ao desmatamento ilegal na zona rural de Muaná, na Ilha do Marajó. Três pessoas que estavam responsáveis por uma serraria clandestina foram detidos. No local, foram apreendidas mais de 500 toras de madeira.
Do total, 200 toras estavam em formato bruto e outras 300 já haviam sido beneficiadas (passaram por processo de acabamento). O crime ambiental foi constatado nesta quarta-feira (11).
Segundo o delegado Guilherme Gonçalves, titular da Delegacia de Muaná, a ação policial foi realizada de forma conjunta com a Secretaria Municipal de Meio-Ambiente (SEMMA) da Prefeitura local, na região do Rio Tatuoca, ente os rios Muaná e Baixo Rio Atuá.
MADEIRA APREENDIDA
MADEIRA APREENDIDA
No local, foram detidos José Santos Moraes, Marinaldo Gouvea Moraes e José Augusto Santana Moraes, todos da mesma família. O delegado detalha que a operação foi deflagrada após recebimento de denúncia sobre o funcionamento da serraria ilegal no interior do município. Liderada pelo delegado, a equipe policial formada por um investigador e dois fiscais da SEMMA foram até o rio Tatuoca.
Nessa região, os agentes encontraram inicialmente a madeira que foi apreendida e depois destinada à Secretaria Municipal de Meio-Ambiente para a construção de pontes e escolas no município.
As pessoas encontradas no local foram autuadas por corte ilegal de madeira em Unidade de Preservação Permanente (Marajó) e irão responder ao processo judicial em liberdade.