terça-feira, 22 de outubro de 2019

Polícia acaba com esquema de jogos clandestinos no Amazonas

A equipe de investigação da 64ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Tapauá, em ação conjunta com policiais militares lotados naquele município, (distante 449 quilômetros em linha reta da capital), durante diligências na manhã de segunda-feira (21), por volta das 11h45, apreendeu, em uma casa de jogos de azar, o valor de R$ 2.827,00 em espécie, proveniente da renda dos jogos, além de uma máquina de sorteio, quatro megafones, dois comprovantes de depósito no valor total de R$ 6.555,00, boletos de jogos e cadernos com a contabilidade do empreendimento.
De acordo com o investigador de polícia Victor Leal, que está respondendo interinamente pela 64ª DIP, as equipes policiais chegaram ao local dos jogos ilícitos após uma denúncia feita à Promotoria de Justiça de Tapauá, informando que um indivíduo estaria promovendo jogos de azar no município. A partir disso, iniciaram-se as diligências no local dos jogos, situado na avenida Castelo Branco, bairro Centro, naquela cidade.No lugar constatamos que de fato os jogos estavam acontecendo. Imediatamente apreendemos todo o material utilizado na prática ilícita, e um colombiano de 37 anos, que estava responsável pelo lugar, foi encaminhado ao prédio da unidade policial, onde passou pelos procedimentos cabíveis e posteriormente assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foi liberado”, afirmou Leal.
De acordo com o investigador de polícia, em depoimento o colombiano informou que foi recrutado para trabalhar com os jogos de azar naquela cidade. Ainda segundo Leal, foi instaurado um procedimento para investigar o caso.

quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Fumacê: polícia é acionada e mulher é obrigada a tirar a maniçoba do fogo

poucos dias de um dos maiores eventos religiosos do Brasil, o Círio de Nazaré, inicia-se a corrida para preparar um dos itens culinários que não podem faltar na mesa do paraense: a maniçoba, que requer um árduo trabalho para ficar devidamente pronta para consumo.
Tendo em vista que o preparo exige um alto consumo de gás de cozinha, é comum que algumas pessoas optem por meios alternativos, a exemplo da lenha ou do carvão, que são mais econômicos. Algo inusitado, no entanto, aconteceu na noite da última segunda-feira (7) em uma vila de casas no bairro da Cremação, em Belém, quando uma moradora cozinhava a iguaria gastronômica.Nazaré Moura, de 59 anos, já é conhecida pelos vizinhos por preparar, religiosamente, sua maniçoba na lenha todo mês de outubro. Experiente com o preparo, ela sabe até os horários de parar ou retomar o cozimento, mas naquela noite, a polícia ambiental acatou a um chamado de uma vizinha nova, que reclamou do excesso de fumaça.
“Meu filho estava mexendo a maniçoba pra mim. Ele disse que ela reclamou, que não aguentava mais a fumaça e que chamaria a polícia se não apagassem. Se ela não tivesse sido tão grosseira, teríamos desligado o fogo naquela mesma hora”, disse Nazaré ao DOL.Não deu outra. A vizinha cumpriu o prometido e a polícia chegou, sendo atendida por Nazaré e o filho, que acataram ao pedido de apagar as chamas da maniçoba.
Após resolverem e a polícia ir embora, imediatamente, uma multidão se formou na vila e, entre caras e bocas, o assunto dividiu opiniões.
Na manhã do outro dia, vida que segue. A vizinha que reclamou não deu mais as caras, mas a insatisfação é o que fica. “Eu geralmente cozinho a maniçoba até às 22h e ninguém nunca se incomodou com isso. Gastei 80 reais para comprar um botijão de gás, dinheiro que daria para comprar mais ingrediente para a maniçoba", contou, chateada.

Operação prende acusados de roubo e tráfico em todo o Pará

Polícia Civil do Pará realiza desde o começo da manhã desta quarta-feira (9) a operação "Tipiti", em Belém, Região Metropolitana e interior do Estado. O objetivo é dar cumprimento a mandados de prisão contra autores de crimes diversos, como furto, roubo e tráfico de drogas. Em todo Estado, estão em atuação 458 policiais civis com utilização de 147 viaturas policiais. 
Na Grande Belém, a operação policial mobiliza mais de 30 equipes de policiais civis das Delegacias, Seccionais, Unidades Integradas e de Divisões Especializadas da Polícia Civil. No interior, a operação conta com atuação de mais de 270 policiais civis de Delegacias situadas em 13 regiões do Pará.  
Os presos serão conduzidos para as Unidades Policiais, nos casos de prisão em flagrante, e passarão por exames periciais e procedimento de identificação civil na sede da Delegacia-Geral (DG), em Belém. A operação deve seguir até 16 horas. 
Estão em atuação Delegacias das Diretorias de Polícia Metropolitana (DPM), Diretoria de Polícia do Interior (DPI), Diretoria de Polícia Especializada (DPE), Diretoria de Atendimento a Vulneráveis (DAV) e Diretoria Estadual de Combate à Corrupção (DECOR), com apoio de policiais civis da CORE (Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais), grupo de elite da Polícia Civil.
O nome da operação (Tipiti) é uma alusão a um tipo de espremedor feito de palha trançada muito usado no Pará para escorrer e secar raízes de mandioca, planta usada na extração do tucupi, ingrediente fundamental usado no preparo de alguns dos principais pratos da culinária paraense. É uma alusão também ao Círio de Nazaré, como forma de resguardar a segurança pública às vésperas das festividades em homenagem à padroeira do povo paraense.

Suspeito de matar a ex e namorado dela a terçadadas é preso pela polícia

Policiais Civis da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros, (DEHS), cumpriram, na manhã desta quarta-feira (9) o mandado de prisão em nome de Lucas Costa Figueiredo, conhecido como "Luquinha". Ele é suspeito de ter matado a "terçadadas" a sua ex-namorada, Keyse Rodrigues de Oliveira, 15 anos; o namorado dela, Wellingthon Cardoso Araújo, 19 anos e por ter tentando vitimar uma outra mulher de 32 anos no dia 27 de junho, na comunidade Bela Vista, Bairro Puraquequera, Zona Leste.
De acordo com Paulo Martins, titular da DEHS, Luquinha namorava com Keyse. Ela terminou o relacionamento e se envolveu com Wellington, mas Luquinha não aceitava o fim do namoro e ameaçou o casal de morte diversas vezes fonte h

sábado, 5 de outubro de 2019

Polícias Civil e Militar prendem acusado de participar de assalto a fórum em Santa Luzia do Pará

A Polícia Civil continua a investigação sobre o assalto no Fórum de Santa Luzia do Pará, no nordeste do Estado. Durante levantamentos realizados no último dia 2, foi preso em cumprimento a mandado de prisão preventiva, Rafael dos Santos Souza, acusado de participar do crime. Durante as diligências, a equipe policial capturou um foragido. Após o assalto ao Fórum, de onde foram levadas mais de 20 armas de fogo, no mês de agosto deste ano, equipes do NAI (Núcleo de Apoio à Investigação) de Capanema e do Comando de Policiamento Regional (CPR 7), em trabalho em conjunto, iniciaram diligências para prender os envolvidos no crime.
Durante a semana, as equipes policiais foram até as cidades de Ourém e Capitão Poço, onde passaram a monitorar o suspeito Rafael dos Santos Souza, apontado como um dos envolvidos no crime. Ele é investigado também por diversos roubos e suspeito de integrar uma facção criminosa no município de Ourém.
Ao ser localizado, em Ourém, Rafael reagiu a abordagem policial e realizou disparos com uma arma de fogo .40, roubada do fórum. Após uso progressivo da força, Rafael foi preso. Foram realizadas buscas na região, com apoio das Polícias Civil e Militar de Ourém e Capitão Poço.
Durante as buscas, foi preso Pedro Inácio, foragido do Sistema Penitenciário. Contra ele, há mandado de prisão expedido pela Comarca de Capitão Poço. Foram recuperadas uma moto roubada usada por Rafael e porções de drogas, além de uma pistola de calibre 40, da Polícia Civil.fontepcpa

Jovem que estava desaparecido é encontrado morto no Tarumã, em Manaus

O corpo de João Marco Santiago Santos, de 22 anos, que estava desaparecido desde o dia 13 de setembro, foi encontrado às margens de um igarapé no Tarumã-Açu, Zona Oeste de Manaus, nessa quinta-feira (3). A informação foi confirmada à equipe de reportagem do Manaus Alerta pelo pai do jovem, Marco Antônio Santos, na manhã desta sexta-feira (4).
“O corpo foi encontrado e eu mesmo fiz o reconhecimento no IML. Ainda não sabemos o que aconteceu, agora é aguardar pela conclusão do inquérito policial”, informou o pai da vítima, que não deu muitos detalhes sobre o caso.
Velório e enterro
Familiares e amigos se reuniram na manhã de hoje para prestar as últimas homenagens ao rapaz. O velório foi realizado na funerária Almir Neves, situada na avenida Joaquim Nabuco, Centro da capital amazonense.
O sepultamento do rapaz acontecerá às 15h de hoje, no Cemitério Tarumã.
Desaparecimento
João Marco estava desaparecido desde do dia 13 de setembro. Segundo o pai do jovem, ele foi visto pela última vez por volta das 13h daquele dia, após sair para o estágio no Hospital Universitário Getúlio Vargas, situado na rua Tomás de Vila Nova, no Centro de Manaus.
Na ocasião, o universitário saiu do hospital cerca de 10 minutos depois que havia chegado ao local, sem informar para onde iria, portando apenas uma mochila preta e um jaleco. Desde então, os familiares do rapaz não tiveram mais notícias dele.
A família de João Marco acredita que o sumiço dele tenha a ver com um possível “acerto de contas”, visto que o universitário já havia sido preso em flagrante, em janeiro deste ano, por transportar 251 tabletes de maconha.
A Justiça do Amazonas havia decretado que João Marco cumprisse pena de seis anos de reclusão. Porém, a punição foi substituída por prestação de serviços à comunidade e entidades públicas, da qual o jovem estava cumprindo em regime semiaberto.

quinta-feira, 3 de outubro de 2019

POLICIA AM PROCURA GOSPISTA

O delegado Demetrius Queiroz, adjunto da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (Derfd), solicita a colaboração de todos na divulgação da imagem de Anderson Carlos Oliveira Teles, 24, investigado por ser o mentor do esquema criminoso que consistia na aplicação de golpes durante compra e venda de carros realizadas na concessionária de veículos, onde ele era sócio. Mais de 24 vítimas formalizaram Boletins de Ocorrência (BOs) na especializada.
De acordo com a autoridade policial, Anderson agia em conjunto com os comparsas, Glenn Azrak Benitah, 22, e Rinaldo Rabelo de Castro, 47, respectivamente, sócio e funcionário da concessionária de veículos, já presos pelas equipes da Derfd. Segundo o delegado, os golpes consistiam em financiamentos fraudulentos em nomes de terceiros, sem o conhecimento destes.
“A loja de veículos recebeu vários carros de clientes para que fossem vendidos, mas, após realizarem as transações comerciais, os infratores não repassavam os valores para as vítimas. Em seguida, a concessionária fechou e os indivíduos não indicaram o paradeiro dos automóveis aos verdadeiros proprietários. Representei à Justiça, o pedido de prisão preventiva em nome do trio e a ordem judicial foi expedida no dia 16 de setembro deste ano, pela juíza Suzi Irlanda Granja da Silva, da 2ª Vara Criminal”, explicou Queiroz.
Disque-Denúncia - Quem puder colaborar com informações sobre a localização de Anderson, entrar em contato com a equipe da Derfd por meio do número: (92) 99148-5290, o disque-denúncia da delegacia, ou, ainda, por meio do número 181, canal de delações da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). “Asseguramos o sigilo da identidade dos informantes”, garantiu.

Suspeito de matar enteado no dia do próprio aniversário é preso no Amazonas

Policiais civis lotados na 34ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Careiro castanho, sob coordenação do delegado Rudival Magno, titular da unidade policial, prendeu em flagrante, na noite de sábado (28), por volta das 23h, Cézar Pereira Printes, 43, apontado como autor do homicídio do próprio enteado, um homem de 41 anos. A prisão ocorreu nas proximidades da Comunidade Perpétuo Socorro, localizada no Paraná do Castanho, naquele município.
De acordo com a autoridade policial, na ocasião do crime, a vítima, identificada como Vasquez Ferreira Printes, comemorava o aniversário dela com familiares. Durante a confraternização, o padrasto de Vasquez teve uma crise de ciúmes depois de ver o enteado trocando carinhos com a própria mãe.
“Depois de um ataque de ciúmes, Cézar começou a agredir o enteado e, no primeiro momento, atingiu-o com um golpe de remo no rosto. Em ato contínuo, o infrator foi até a cozinha da casa, pegou uma faca e desferiu um golpe fatal no abdome de Vasquez, que morreu no local. Após tomarmos conhecimento do caso, iniciamos diligências e encontramos o individuo em uma área de mata, nas proximidades da comunidade Perpétuo Socorro, onde dei voz de prisão a ele”, explicou o delegado Magno.
Conforme o titular da 34ª DIP, o infrator confessou o crime e relatou que sentia muito ciúme da relação entre a vítima e a mãe que, por isso, chegou a suspeitar que a companheira dele teria um caso com o próprio filho.
Cézar foi autuado em flagrante por homicídio. Ao término dos procedimentos cabíveis no prédio da 34ª DIP, ele irá permanecer no prédio da unidade policial, onde funciona como unidade prisional do município, à disposição da Justiç

Mapa da FDN orientava membros a jogar celulares em presídio de Manaus

Durante a prisão da ex-presidiária Naiana Alencar França, 32, e do detento do semiaberto Leandro Crhistofer Ribeiro Silva, 19, em um apartamento situado na segunda etapa do conjunto residencial Viver Melhor, bairro Lago Azul, Zona Norte de Manaus, a Polícia Civil encontrou um mapa com orientações de líderes da facção criminosa Família do Norte (FDN) para que os subordinados cumprissem um plano de jogar 20 celulares em uma unidade prisional da capital amazonense, com objetivo de reforçar a comunicação entre criminosos de dentro da cadeia com gerentes do tráfico de drogas. 
"Vai mano 'R' ontem chegamos no irmão 'Jô' e vamos fazer um progresso. Você mesmo chegar nos meninos e pedir para vim jogar pelo semiaberto do jeito que está explicando nesse mapa", diz trecho do bilhete, escrito no verso do mapa. 
A orientação também explicava que os membros deveriam dividir os celulares em sacos de fibras, usados para o armazenamento de farinha. 
"Pede para o 'Mil Grau' não jogar, ele tem que jogar no canto do muro. "Mano só temos essa semana, porque a obra da cozinha vai acabar. Depois disso não vamos mais poder andar lá na área", diz o alerta  do recado.
O plano foi encontrado em posse de Naiana, que é apontada pela polícia como coordenadora do tráfico de drogas na invasão Monte Horebe. Ela foi condenada a nove anos por roubo majorado, pela participação de um assalto a um cartório, em 2017.