terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Armas e munições do Comando Vermelho são apreendidas em Belém

pós denúncia anônima, a Polícia Civil apreendeu, nesta terça-feira (05), 15 armas de fogo calibre ponto 38, além de 222 munições do mesmo calibre. As armas foram apreendidas em um imóvel localizado na Passagem São Jorge, casa 99, no bairro da Marambaia, em Belém. 
De acordo com informações da Polícia Civil, o imóvel pertence ao casal Luana Dilubia Freire Barbosa e Herbenthon Junio Albuquerque da Costa, conhecido como "Neguinho", ambos filiados à facção Comando Vermelho. Eles não estavam no imóvel no momento da apreensão.  Segundo a denúncia, o casal estaria na posse das armas com o intuito de vender as mesmas para membros do Comando Vermelho de outros bairros de Belém e do interior do Estado.
A Polícia Civil informou ainda que as armas e munições podem fazer parte de um carregamento que foi furtado de uma empresa de segurança na última sexta-feira (1º), que estava fechada. 
Participaram da operação o delegado Pery Netto e os investigadores Amaral, Gildo, Wolney e Derivaldo, ambos da Delegacia da Marambaia. 
(DOL)

Polícia Civil do Pará contabiliza redução nas ocorrências de furtos e roubos de veículos no Estado

A Polícia Civil do Pará contabilizou, no primeiro mês do ano de 2019, uma redução de 44% das ocorrências de roubos e furtos de veículos, em todo Estado, no comparativo com o mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados, nesta segunda-feira (04), pela Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), à qual está vinculada a DRFVA (Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores). Os números foram obtidos com base em pesquisa estatística realizada nos 31 dias do mês de janeiro de 2019, nos sistemas de informações do SISDETRAN (sistema operacional do Detran) e RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores).
Conforme o diretor da DRCO, delegado Thiago Dias, que à época das pesquisas, era o titular da DRFVA, o levantamento dos dados foi realizado para servir em planejamento operacional das ações repressivas da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores. "Foi percebido que, no Pará, os crimes contra o patrimônio, que tem como objeto de crime veículos automotores, tiveram uma redução de 44% no período", explica, referindo ao número total de ocorrências de roubo e furto de veículos (carros e motos) registrados em todo Estado. 
O levantamento estatístico mostrou ainda que os registros de roubos de veículos apresentaram decréscimo de 50,4%. Já os registros de furtos de veículos tiveram uma redução de 34,29%. Os números percentuais são referentes ao comparativo com os números de registros do mesmo período de 2018. Para o delegado, os dados demonstram que as ações repressivas adotadas pela Polícia Civil, no início deste ano de 2019, tiveram um reflexo positivo na redução dessas modalidades criminosas. 

A seguir, veja os dados:

ROUBOS DE VEÍCULOS NO PARÁ: 

JAN/2019 = 366 ocorrências
JAN/2018 = 738 ocorrências.
REDUÇÃO = 50,4% em comparação com o mesmo período do ano passado.

FURTOS DE VEÍCULOS NO PARÁ: 

JAN/2019 = 320 ocorrências.
JAN/2018 = 487 ocorrências.

REDUÇÃO = 34,29% em comparação com o mesmo período do ano passado.

TOTAL DE ROUBOS + FURTOS DE VEÍCULOS NO PARÁ: 
JAN/2019 = 686 ocorrências.
JAN/2018 = 1225 ocorrências.

REDUÇÃO = 44% em comparação com o mesmo período do ano passado.