sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Juíza diz que vítima foi 'humilhada' pelo jogador Robinho

Itália - O caso de estupro coletivo envolvendo Robinho, atacante do Sivasspor-TUR, fica cada vez pior. Nesta quinta-feira, uma das juízas responsável pelo caso revelou detalhes do crime em um relatório de 28 páginas, apontando que a vítima foi repetidamente humilhada pelos homens envolvidos.

O documento indica que Robinho e Ricardo Falco, outro envolvido no caso, mostraram "desprezo absoluto" pela mulher, além de revelar que os estupradores chegaram a comentar a violência em conversas interceptadas pela Justiça.

"Termos chulos e desdenhosos, sinais inequívocos de falta de escrúpulos e quase consciência de uma futura impunidade. Isso levou o acusado até mesmo a rir várias vezes do incidente, destacando assim um absoluto desrespeito pela condição da vítima".

Para a juíza, a mulher foi "exposta a humilhações repetidas, bem como a atos de violência sexual pesados". Robinho foi condenado pelo crime, que aconteceu no ano de 2013, em novembro do último ano.

A Justiça conseguiu localizar apenas Robinho e Falco como envolvidos no crime. Além deles, entretanto, existiram outros quatro homens responsáveis pelo estupro da albanesa. O jogador foi condenado a nove anos de prisão.
FONTE: O Dia

Homem é preso suspeito de estuprar duas mulheres dentro de ônibus em Manaus

Edenilson Ferrão da Silva, de 40 anos, foi preso por suspeita de estuprar duas mulheres em um ônibus da linha 317 e também por roubar, em outro ônibus, celular e dinheiro de um passageiro. A prisão ocorreu na manhã de quarta-feira (21).

De acordo com o delegado Marcelo Martins, titular do 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP), uma mulher de 29 anos relatou que Edenilson encostou o pênis nela, enquanto estava sentada. Ao perceber a intenção, mudou de lugar no coletivo.

Ainda segundo Martins, em seguida, outra mulher, de 25 anos, sentou no mesmo lugar e também foi vítima do suspeito, que tocou nas partes íntimas dele. A jovem se revoltou e travou luta corporal com o suspeito, que, em seguida, foi preso.

Levado para a delegacia foi descoberto que ele havia cometido roubo em outro coletivo. Ele roubou um celular e R$ 35 de um homem de 35 anos. Edenilson já possui passagem por estupro de vulnerável e foi autuado em flagrante por estupro e roubo.
FONTE: Portal A Crítica

Preso por assaltar escola em Manaus matou sobrinho do narcotraficante ‘João Branco’

Preso na noite de ontem (22), em Manaus, após assaltar uma escola no bairro Educandos, Zona Sul, Matheus Siqueira Gomes, de 21 anos, foi apontado pela Polícia Civil como o assassino de Francisco Adelândio Marques Carioca, 34, o “Neném”, sobrinho do narcotraficante João Pinto Carioca, o “João Branco”, e morto em 12 de fevereiro deste ano.
Armado com um revólver calibre 38 e usando um uniforme da instituição da qual foi aluno no ano passado, Matheus invadiu a Escola Estadual Diana Pinheiro, no Educandos, junto do comparsa, Cleiton Leal de Alencar, 20, os dois entraram nas salas e roubaram celulares de alunos e professores. Na saída, eles ainda levaram o carro de um professor.
Depois do crime, eles fugiram, mas abandonaram o carro do professor e roubaram outro veículo com intuito de despistar a polícia. Porém, os policiais da Secretaria de Segurança Pública (SSP) conseguiram capturar os dois e, na delegacia, reconheceram Matheus como suspeito de assassinar “Neném”, sobrinho do “João Branco”.
Ao ter as informações pessoais cruzadas com o banco de dados da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) e depois de ser confrontado, Matheus confessou ter matado “Neném”. Ele alegou ter assassinado a vítima “para não morrer”, pois estava jurado de morte. Preso em flagrante pelo roubo, ele Matheus também acabou indiciado pelo homicídio.FonteConceição Melquíades Manaus (AM)

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Governo do Estado reforça trabalho dos Conselhos Tutelares com entrega de veículos

Mais de 30 municípios, de várias regiões do Estado, receberam na tarde desta terça-feira (20), veículos para reforçar o atendimento nos conselhos tutelares e assim ampliar o atendimento a crianças e adolescentes. Foram entregues 35 carros tipo Hatch, que representam um investimento superior a R$ 1,6 milhão, fruto de emendas parlamentares. A cerimônia ocorreu no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém, e contou com a presença de prefeitos e outras autoridades municipais.
A entrega dos veículos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), é mais uma meta da política de apoio aos municípios. "Esses automóveis significam qualidade no trabalho dos conselhos tutelares, essa ferramenta tão importante para a garantia e defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Os conselheiros, por sua vez, terão mais agilidade no seu deslocamento, em função da grande demanda que recebem diariamente", afirmou a titular da Seaster, Ana Cunha.
Os conselheiros tutelares são fundamentais no acolhimento e na garantia da aplicação de ações estabelecidas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Entre os conselheiros presentes à solenidade, Francisco Chaves, que foi um dos cinco representantes da Vila dos Cabanos, em Barcarena, destacou a importância da rapidez no atendimento das demandas. "Trabalhamos diretamente com as famílias que passam por situações delicadas. Com esse carro nós poderemos chegar a comunidades que apresentam os maiores problemas, para salvaguardar os direitos de menores em situação de vulnerabilidade. Temos certeza que a partir de agora o nosso trabalho vai fluir da melhor forma possível", afirmou.
A aquisição do veículo para o Conselho Tutelar de Vila dos Cabanos é fruto de emenda parlamentar de 2017, apresentada pela então deputada estadual, e hoje secretária de Estado de Assistência Social, Ana Cunha. Vila dos Cabanos já possui outro veículo, também adquirido por intermédio do deputado federal Arnaldo Jordy (PPS).
De acordo com o parlamentar, existem quase 164 conselhos tutelares no Pará, que entre outras atribuições são responsáveis pela requisição de serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança, e aplicação de medidas de proteção e encaminhamento às autoridades e órgãos competentes, para resolução de infrações administrativas ou penais contra os direitos da criança e do adolescente.
O deputado Márcio Miranda, presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), ressaltou que o parlamento vem trabalhando em conjunto com o executivo, identificando causas e necessidades. “Mesmo com a crise vivenciada no país estamos aqui contribuindo para que conselheiros e conselheiras tenham condições de melhor atender a quem precisa. Agora, eles terão um veículo de qualidade, que vai gerar muito mais eficiência no seu trabalho e, consequentemente, mais celeridade na resolução dos casos", disse Márcio Miranda.
Veículos para outros municípios
Durante a cerimônia, o governador Simão Jatene anunciou que o Estado destinará recursos para aquisição de veículos destinados a conselhos tutelares de municípios que ainda não possuem estrutura adequada. "Nós vamos viabilizar recursos para adquirir veículos para cerca de 40 municípios do Estado que ainda não possuem. Mas não são necessariamente carros, pois em algumas regiões, como o Marajó, as lanchas são mais adequadas. Esse é um trabalho que reforça a proteção de crianças e adolescentes e vamos trabalhar para a garantia desses serviços", assegurou o governador.
O governador disse ainda que esse investimento é fruto de um esforço conjunto entre sociedade e gestores. "O agradecimento é a todos, parlamentares, prefeitos, aos conselheiros, que de forma carinhosa dedicam parte do seu tempo, vida e amor para minimizar o sofrimento de quem vive em situação de risco ou em condição de vulnerabilidade, e principalmente à população, que é a grande financiadora de todos esses benefícios", ressaltou Simão Jatene.
O trabalho conjunto entre Executivo e Legislativo já rendeu outros benefícios aos municípios, principalmente na área de saúde. No início deste mês, durante a 3ª Reunião do Fórum Permanente de Prefeitas e Prefeitos dos Municípios Sustentáveis, o Governo do Pará entregou 70 ambulâncias tipo A, fruto de emendas parlamentares, para reforço do atendimento em 59 municípios de todas as regiões. Com a entrega, o Estado contabiliza 319 veículos direcionados aos municípios na atual gestão.
Eficiência
Sobre a entrega dos veículos, o prefeito de Colares, Francisco Pedro Aranha, informou que o município precisava muito. "Tínhamos apenas um veículo alugado para atender as nossas demandas e que não resolvia nossos problemas com eficiência. Tenho certeza que com essa parceria nosso município vai crescer e poderemos atender melhor àqueles que recorrerem ao nosso Conselho".
O vice-prefeito de Monte Alegre, Mateus Almeida Santos, ressaltou a importância de parcerias que contemplam todos os municípios, principalmente em tempos de crise. "Os municípios estão enfrentando grandes problemas financeiros. Só temos que parabenizar o governo nesse momento e torcer para que novas articulações sejam feitas em prol da população. Esse é um veículo que vai fortalecer o nosso atendimento e a população é quem agradece", afirmou.
Para o vice-coordenador geral da Associação de Conselheiros e Ex-conselheiros Tutelares dos Municípios Paraenses (Aconextel), Francisco Magalhães, os veículos representam um avanço no trabalho desenvolvido em todo o Estado. "Esses equipamentos darão mais liberdade, mais condições para que os conselheiros tutelares possam desempenhar com mais facilidade seu trabalho. A demanda é grande, os problemas são delicados, e necessitam de uma assistência mais eficiente", afirmou o representante da instituição, que também é conselheiro em Rondon do Pará, no sudeste paraense.
Os 32 municípios contemplados, alguns com dois veículos , são: Alenquer, Almeirim, Altamira, Anajás, Aveiro, Barcarena, Bragança, Brejo Grande do Araguaia, Cachoeira do Piriá, Cametá, Capanema, Colares, Conceição do Araguaia, Curionópolis, Curuçá, Dom Eliseu, Goianésia do Pará, Igarapé-Miri, Irituia, Jacundá, Mãe do Rio, Moju, Monte Alegre, Nova Esperança do Piriá, Paragominas, Parauapebas, Portel, Prainha, Quatipuru, Soure, Tomé-Açu e Tucuruí.
As emendas são de autoria dos deputados estaduais Airton Faleiro, Antônio Tonheiro, Carlos Bordalo, Cilene Couto, Eliane Lima, Dirceu Ten Caten, Chicão, Soldado Tércio, Gesmar Costa, Hildegardo Nunes, Iran Lima, Renato Ogawa, Jacques Neves, Júnior Hage, Lelio Costa, Luth Rebelo, Martinho Carmona, Miro Sanova, Ozório Juvenil e Sidney Rosa.
Por Lidiane Sousa

POLICIA AM PROCURA FORAGIDOS

Polícia Civil pede o apoio da sociedade para localizar fugitivo da carceragem da DIP de Manacapuru
A Polícia Civil do Amazonas, representada pelo delegado Rodrigo Torres, titular da Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Manacapuru, solicita a colaboração de todos na divulgação da imagem de Márcio Leno dos Santos Tenorio, 21, fugitivo da carceragem da unidade policial daquele município, distante 68 quilômetros em linha reta da capital.
Conforme a autoridade policial, o infrator estava cumprindo pena na delegacia, que funciona como unidade prisional naquele município, por roubo majorado. De acordo com Torres, Márcio, juntamente com mais outros quatro detentos, fugiu da unidade prisional na madrugada do último sábado (10/2), por volta das 4h. O delegado explicou que os detentos utilizaram uma ferramenta para serrar a grade da cela e, em seguida, usaram uma corda feita de tecidos, popularmente conhecida como “Tereza”, para fugir do local.
“Os detentos que estão custodiados na DIP de Manacapuru são presos de Justiça que estão sendo monitorados por guardas carcerários da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). Assim que forem recapturados, os infratores serão transferidos para a capital e encaminhados à Central de Recebimento e Triagem (CRT), localizada nas dependências do Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM)”, declarou Torres. 
Quem puder colaborar com informações que ajudem a equipe de investigação da DIP a localizar e prender Márcio, entrar em contato pelo número de telefone unidade policial: (92) 98408-1192. Torres ressaltou que delações também podem ser feitas ao número 181, o disque-denúncia da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). “Asseguramos o sigilo da identidade dos informantes”, garantiu o delegado.FONTE PC-AM

 

Advogado da Câmara de Figueiredo ameaça colega e diz que é treinado para matar

O advogado Fábio Leal, primo do vereador de Presidente Figueiredo, Anderson Leal (PNT), é acusado de fazer graves ameaças ao colega de profissão Yury Thury, e ainda convidá-lo para uma luta corporal, garantindo que é atirador profissional. O confronto, sugerido pelo advogado, se deu após Yury ter dito que possui provas de supostas irregularidades praticadas pelo parlamentar e que, inclusive, já teria apresentado ao Poder Judiciário.  

Fábio e Yury já se conhecem por causa das batalhas judiciais que travam no mesmo caso, como advogados de defesa e acusação, respectivamente. Trata-se dos crimes de lesão corporal grave e direção perigosa, pelos os quais o vereador Jonas Castro (PSB), também de Presidente Figueiredo, responde na Vara Criminal do município.  O embate na Justiça parece ter deixado os ânimos do advogado Fábio Leal bastante exaltados, ao ponto querer apelar para a violência.

Em uma conversa entre os dois, por telefone, vazada nas redes socais, ele diz ao colega que - a pedido de seu primo Anderson Leal - terá que tomar algumas providências, e que se for necessário partir para uma luta corporal, não medirá esforços, pois já atuou como policial por duas vezes e está preparado para morrer e para matar.

A conversa entre os dois dá a entender que as ameaças começaram depois de o advogado Yury Thrury ter insinuado, em outro momento, que possui elementos probatórios que comprovam irregularidades praticadas por vereadores da mesa diretora da Camara Municipal de Figueiredo, inclusive, de Anderson Leal. A afirmação deixou Fábio extremamente incomodado e, durante a conversa, ele afirma que foi pressionado para tomar “providências”. 

“Eu só vou te avisar uma coisa: nós somos 17 pessoas aí em Figueiredo. A política é esse joguinho aí mesmo. É bafafá todo dia, quem não gostar que saia. Ele é meu primo, p**. O cara 'tá' pedindo 'pra' eu tomar providências. Eu fui policial duas vezes, mano. Eu sei me proteger.  Eu atiro bem, eu brigo bem, sou homem de porrada. Olha, eu me garanto, já fui policial duas vezes. Então,  eu tenho treinamento pra matar e pra morrer”, diz Fábio.

A gravação da conversa entre os dois passou a ser compartilhada nas redes sociais e tem causado grande repercussão no município.
Yury Thury é advogado de acusação no processo em que o vereador Jonas Castro (PSB) - que atualmente compõe a mesa diretora da Câmara Municipal - é réu. O parlamentar responde na Justiça pelos crimes de lesão corporal grave e direção perigosa, por ter atropelado e matado a fiscal de meio ambiente, Clemência Assunção, em 2015. 

Já a defesa do vereador é feita por Fábio Leal e mais outros três advogados, funcionários da Câmara Municipal de  Presidente Figueiredo.

Nós não conseguimos falar com os os advogados Fábio Leal e Yury Thury para comentar a repercusão do caso.

Tentamos falar com a Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Amazonas (OAB-AM), mas até o fechamento desta publicação nossas ligações não foram atendidas.
FONTE: Portal Holofote

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Jovem é presa pela PF ao tentar embarcar com maconha no aeroporto Eduardo Gomes

Uma jovem, de 19 anos, que não teve a identidade revelada, tentou embarcar com 2 quilos de maconha tipo skunk em um voo para Florianópolis (SC), no aeroporto internacional Eduardo Gomes, no sábado (10). A suspeita foi presa pela Polícia Federal.

A droga estava escondida em seu corpo com fita nas costas e na região do abdômen. Em depoimento à PF, ela contou que receberia a quantia de R$10 mil para transportar a droga, e que uma comparsa conseguiu embarcar no mesmo voo. A Polícia Federal em São Paulo, onde o avião faria escala, foi comunicada.

A mulher foi levada para Instituto Médico Legal (IML) para exame de corpo de delito, e, logo em seguida, encaminhada para audiência de custódia.
FONTE: Blog do Mário Adolfo

Homem é amordaçado é assassinado com 27 tiros na Zona Leste de Manaus

Um homem foi executado com mais 25 tiros na cabeça, na madrugada desta terça-feira (13), no bairro Distrito Industrial II, na Zona Leste de Manaus. O corpo da vítima, ainda não identificado, foi encontrado depois populares ouviram vários disparos de tiros.

O crime ocorreu na rua Palmeira do Miriti, por volta das 0h30. Segundo a Polícia Militar, testemunhas viram um carro modelo Siena, de cor prata, no local e o momento em que o homem foi retirado do veículo com os pés e as mãos amarrados, além da boca amordaçada. A vítima teria sido lançada na pista e assassinada com 27 tiros. A maioria dos tiros atingiu a cabeça e deixou o rosto do homem desfigurado. Os tiros atingiram ainda o ombro e tórax.

A 4ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) foi acionada e quando os policiais militares chegaram ao local, nenhum suspeito foi encontrado. A área foi isolada até a chegada da perícia criminal do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC). A perícia identificou que a arma usada para assassinar o homem foi uma pistola calibre PT40.

A Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) investigará o crime. Ainda não há pistas sobre motivação e autoria do assassinato. O corpo foi levado para o Instituto Médico-Legal (IML). De acordo com IML, o homem aparentava ter entre 30 e 35 anos de idade.

A vítima tinha 1,70 de altura e estava com as unhas das mãos pintadas de branco. O homem trajava apenas uma camisa amarela e sunga preta, têm tatuagens um diamante na panturrilha esquerda e as palavras “pai e mãe” tatuadas no antebraço direito. O homem também tinha as letras D, E e uma borboleta e um laço tatuados no corpo.

FONTE: G1/AM

Foragido do Pará desde 2010 é preso com dólares, anabolizantes e documentos falsos

O foragido da Justiça do Pará por tráfico de drogas Marco Aurélio Rosas de Jesus Júnior, de 41 anos, foi preso pela Polícia Civil do Amazonas com documentos falsos, US$ 15 mil, R$ 1,5 mil, munições e carregador de arma, seringas e vários frascos de anabolizantes de uso humano e animal dentro de um condomínio de luxo no bairro Flores, na Zona Centro-Sul de Manaus.

Hoje, quinta-feira (8), ele foi apresentado à imprensa na sede Delegacia Geral, suspeito dos crimes de tráfico de drogas, uso de documentos falsos e posse de munições de uso restrito. De acordo com o delegado Guilherme Torres, diretor do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), Marco Aurélio já havia sido condenado a 12 anos de prisão por tráfico de drogas no Pará, mas fugiu para Manaus.

Após fugir para a capital amazonense, ele passou a usar o nome falso de Marco Antônio Filho e, inclusive, fez cirurgias plásticas para modificar a aparência e não ser identificado. Ele se dizia natural do município do Careiro, no interior do Amazonas, e também usava documentos falsos como carteira de identidade, habilitação e certificado militar. Segundo a polícia, o homem comercializava os anabolizantes de uso humano e animal nas academias de musculação que freqüentava.

Na ocasião da prisão dele, além do dinheiro em dólares e reais, o homem foi apanhado vários aparelhos de celular, um tablet, e ainda um carregador com dez munições 380 e duas munições PT 40. De acordo com a Polícia Civil, Marco Aurélio liderava um grupo de 16 pessoas e alguns “laranjas” para distribuir a droga no Estado.

As investigações contra Marco Aurélio começaram após o recebimento de uma denúncia na sede do 12º Distrito Integrado de Polícia (DIP), no Parque das Laranjeiras, bairro de Flores, informando que um veículo estaria circulando na cidade com restrição de roubo. A partir de então, os policiais começaram a investigar até chegar a Marco. Após procedimentos na delegacia, ele ficará à disposição da Justiça.
FONTE: Portal A Crítica